Acessibilidade / Reportar erro

“ACORDAR” PARA O SIMBÓLICO: UMA INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA SOBRE OS EFEITOS DE UM ATELIÊ MUSICAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD)

‘Waking up’ to the symbolic: a psychoanalytic investigation into the effects of a music workshop for children with Pervasive Developmental Disorders (PDDs)

RESUMO:

A pesquisa Os efeitos do ritmo como função de estruturação psíquica em crianças com TGD se propôs a acompanhar os efeitos de um ateliê musical sobre um grupo de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Trabalhamos com a hipótese de que a atenção a propriedades musicais pode favorecer o desenvolvimento da linguagem e enlaçamento social nesses casos. A partir de recortes clínicos construídos à luz do método psicanalítico, o artigo discute de que maneira a música atrelada à psicanálise pode favorecer o surgimento do sujeito desejante.

Palavras-chave:
música; psicanálise; autismo

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com