Acessibilidade / Reportar erro

Informações econômicas e ilusão: uma contribuição psicanalítica ao estudo de fenômenos econômicos

Economic information and illusion: a psychoanalytic contribution to the study of economic phenomena

Analisam-se aspectos da situação econômica brasileira de abril/2002 a maio/2003, da campanha presidencial, com intensas turbulências, ao grande otimismo nos primeiros meses do governo Lula. Manchetes de jornal e indicadores econômicos são examinados à luz da teoria do pensar, introduzindo-se também a psicologia econômica. Questiona-se a objetividade das informações econômicas veiculadas pela mídia e seu poder de influência sobre a percepção de risco imediato, em detrimento do desempenho econômico real. Tais inconsistências são discutidas com base nas concepções psicanalíticas sobre emoções presentes na percepção e interpretação dos fenômenos socioeconômicos, devido à sua importância para o comportamento econômico.

Confiança; comportamento econômico; funcionamento mental; instabilidade; psicologia econômica


Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com