Acessibilidade / Reportar erro

Resultados a longo prazo com o uso do implante coclear em crianças: revisão sistemática

Long-term results by using cochlear implants on children: systematic review

INTRODUÇÃO: Os benefícios do Implante coclear (IC) nos primeiros anos de uso em crianças já foram detalhadamente descritos na literatura. Porém, são escassos os estudos que relatam os resultados após longos períodos de uso do dispositivo. OBJETIVO: Revisar a evidência disponível na literatura para responder ao questionamento: "O Implante Coclear contribuiu de modo efetivo para o desenvolvimento das habilidades comunicativas em adolescentes e adultos jovens que cresceram usando este dispositivo?". MÉTODO: Para responder ao questionamento proposto, foi realizada a revisão sistemática da literatura. Diversas bases de dados eletrônicas e anais de congressos foram selecionados para localizar a evidência referente aos resultados do uso prolongado do IC. Os títulos potencialmente relevantes para responder ao objetivo da revisão sistemática foram recuperados e revisados usando um protocolo de análise dos dados. Para cada artigo incluído na presente revisão sistemática foi realizada a resenha em uma ficha protocolar e a classificação segundo o nível de evidência e grau de recomendação. SÍNTESE DOS DADOS: Quinze estudos contemplaram os critérios e foram incluídos na revisão sistemática. Os resultados descritos mostraram que a primeira geração de crianças implantadas alcançou níveis de competência linguística e acadêmica similares aos indivíduos com audição normal da mesma idade. COMENTÁRIOS FINAIS: O IC foi contribuiu de maneira efetiva para o desenvolvimento de habilidades comunicativas funcionais em adolescentes e jovens adultos que cresceram usando o dispositivo eletrônico.

implante coclear; avaliação de resultados (cuidados de saúde); seguimentos


Fundação Otorrinolaringologia Rua Teodoro Sampaio, 483, 05405-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.(55 11) 3068-9855, Fax: (55 11) 3079-6769 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@forl.org.br