Acessibilidade / Reportar erro

Fracionamento e fluxo de fósforo em um lago raso tropical

Resumo:

Objetivo

O objetivo deste estudo é avaliar o potencial de liberação de fósforo (P) do sedimento para a coluna d’água de um lago raso tropical no nordeste do Brasil, com base nas frações de P do sedimento e no fluxo de P entre água e sedimento.

Métodos

Nós empregamos um método de extração sequencial a fim de analisar as diferentes frações de P do sedimento da Lagoa de Extremoz. Também realizamos um experimento de 40 dias para analisar os fluxos de P entre água e sedimento. Nós alagamos 200 g de sedimento da lagoa com 800 mL água da lagoa filtrada em 1.2 µm. A cada 5 dias, nós medimos fósforo reativo solúvel (SRP), fósforo total (TP), fósforo orgânico (Org-P), oxigênio dissolvido (DO), temperatura, e pH da água.

Resultados

A principal fração de fósforo no sedimento da lagoa de Extremoz é P-Refratário, que é considerada não-móvel. A principal fração móvel é composta por P ligado a óxidos de Fe e Mn (BD-P), a qual é sensível a condições redox. Durante todo o experimento de fluxos, as condições nos microcosmos foram óxicas e o pH se manteve próximo a valores neutros. No entanto, a temperatura da água aumentou cerca de 4 °C devido ao aumento da temperatura atmosférica. As concentrações de SRP, TP e Org-P diminuíram nos primeiros 20 dias. Porém, as concentrações de P aumentaram na segunda metade do experimento e houve fluxos positivos, principalmente de Org-P. Apesar desse aumento nas concentrações, os fluxos globais foram negativos.

Conclusões

A principal fração móvel do sedimento é sensível a condições redox, portanto ela tem potencial para ser liberada em caso de anoxia. Nas condições atuais, a maior parte do P liberado pelo sedimento foi orgânica, indicando que, na presença de oxigênio, essa liberação é controlada pelos efeitos da ação de organismos bem como da temperatura.

Palavras-chave:
fertilização interna; condições óxicas; mobilidade de fósforo; Lagoa de Extremoz

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com