Acessibilidade / Reportar erro

Tendências espaciais e temporais da pesquisa de peixes de água doce: o caso de três bacias hidrográficas neotropicais do estado de Goiás, Brasil Central

Resumo

Objetivo

Neste estudo, conduzimos uma análise cienciométrica dos estudos sobre peixes de água doce no estado de Goiás para avaliar: i) os seus padrões espaciais e temporais; ii) as áreas de conhecimento; iii) os periódicos científicos onde estes estudos foram publicados e a sua abrangência; e iv) o papel das instituições e do suporte financeiro nas pesquisas.

Métodos

Utilizando o Google Scholar e a plataforma Lattes, levantamos os artigos relacionados a peixes de água doce, e extraímos as seguintes informações: título, nome dos autores, número de autores, ano, afiliação dos autores, periódico, área de conhecimento da pesquisa, e suporte financeiro.

Resultados

Encontramos 322 artigos relacionados ao estado de Goiás com um pequeno crescimento no número de publicações ao longo do tempo. A maioria das publicações está relacionada com as áreas de Ecologia, Sistemática/Taxonomia e Biologia de Peixes, e a participação de instituições locais nos estudos encontra-se concentrada na bacia do Rio Paraná. Embora a maioria dos financiamentos terem sido concedidos por instituições localizadas fora do estado de Goiás, os resultados indicam que os estudos desenvolvidos atingiram ampla audiência com publicações em diversos jornais com fator de impacto.

Conclusões

Nosso estudo revelou que: 1) a pesquisa sobre peixes de água doce no estado de Goiás cresce, mas em ritmo lento; 2) há lacunas em áreas do conhecimento como Conservação, Educação e Pesca; 3) a contribuição das instituições locais é espacialmente concentrada; 4) os estudos atingiram ampla audiência; 5) os financiamentos foram concedidos em sua maioria por agências localizadas fora do estado. Apesar do recente avanço nas pesquisas sobre peixes de água doce na região, os investimentos em infraestrutura, materiais e recursos humanos ainda são necessários como forma de incrementar a produção dos estudos na região.

Palavras-chave:
Bacia Tocantins-Araguaia; Estado de Goiás; artigos científicos; Rio Paraná

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com