Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição de macrófitas aquáticas em gradientes de profundidade no reservatório de Lajeado, rio Tocantins, Brasil

Resumo

Objetivo

O presente estudo investigou a diversidade de macrófitas aquáticas na zona litorânea do reservatório de Lajeado, rio Tocantins. O objetivo principal foi caracterizar variações espaciais na riqueza de espécies, composição e abundância em gradientes de profundidade.

Métodos

A amostragem de macrófitas ocorreu no final do período de estiagem (setembro e outubro de 2014) em quatro locais do reservatório. Estabelecemos transectos perpendiculares à margem, com 25 m de comprimento, divididos em 3 seções (plots de 5 x 5m).

Resultados

No total, registramos 18 táxons de macrófitas aquáticas, pertencentes a nove famílias e quatro formas de vida. Os táxons mais frequentes e abundantes foram Najas microcarpa, Echinodorus tenellus e Chara sp. Considerando o gradiente de profundidade, registramos 18 táxons na seção mais próxima à margem, 13 na seção intermediária e 10 na seção mais distante da margem. Plantas submersas e emergentes foram mais frequentes e abundantes nas seções próximas à margem; plantas epífitas e livre flutuantes foram raras. A riqueza nos plots (total, emergente e submersa) declinou ao longo do gradiente, e uma Análise de Escalonamento não-Métrico (NMDS) revelou que os plots próximos à margem apresentaram composição de espécies diferenciada. As espécies apresentaram comportamentos particulares, mas a maioria teve a abundância e frequência reduzidas ao longo do gradiente.

Conclusões

O presente estudo revelou que gradientes ambientais em pequena escala afetam a distribuição das plantas aquáticas no reservatório de Lajeado, sendo a diversidade maior em habitats próximos às margens.

Palavras-chave:
plantas aquáticas; diversidade; represamento; zona litorânea; microescala

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com