Open-access Fatores bióticos ou abióticos: quais exibem maior influência na determinação da estrutura de rotíferos em reservatórios no semiárido?

Objetivo  O objetivo deste trabalho é avaliar se a distribuição dos atributos estruturais de rotíferos em reservatórios no semiárido é mais fortemente influenciada por determinantes ambientais abióticos ou bióticos (densidade de cianobactérias).

Método  As amostragens ocorreram em dois reservatórios na Bacia do Rio Paraíba, nordeste do Brasil (Poções e Camalaú) durante abril e junho de 2012. Oito pontos de amostragem foram distribuídos em duas estações em cada reservatório: região próxima a entrada do principal tributário e região de barragem e em cada estação foram realizadas coletas na zona litorânea e limnética. Para avaliação da influência das variáveis ambientais abióticas e da densidade de cianobactérias na distribuição dos atributos estruturais de rotíferos foi realizada análise de série bivariada de correlação.

Resultados  No reservatório Poções, a distribuição da biomassa de rotíferos esteve negativamente relacionada com a densidade de cianobactérias e entre as variáveis ambientais a clorofila-a e nitrogênio total foram negativamente relacionadas com todos os atributos estruturais testados enquanto que as concentrações de fósforo total estiveram fortemente relacionadas com a abundância dos rotíferos. No reservatório Camalaú, a biomassa foi o atributo estrutural com maior fator de correlação com a densidade de cianobactérias e dentre as variáveis ambientais, Egeria densa e nitrato foram relacionadas negativamente com todos os atributos testados, enquanto que a transparência esteve moderadamente relacionada com a abundância, biomassa e riqueza, assim como Chara sp. esteve com a abundância.

Conclusões  As assembleias de rotíferos é mais claramente relacionada a condições ambientais, especialmente as indicativas de condições tróficas, apesar da densidade de cianobactéria ter sido um fator que esteve positivamente relacionado com os atributos estruturais dos rotíferos e desta forma os indicativos estruturais dessas assembleias podem ser utilizados até mesmo como fatores de análise das condições ambientais locais.

cianobactérias; fatores ambientais; zooplâncton; reservatórios


location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro