Acessibilidade / Reportar erro

Variação sazonal na dieta dos jovens de Elops saurus Linnaeus, 1766 (Ubarana) no Delta do Rio Parnaíba

Resumo:

Objetivo

Identificar variações sazonais na dieta de jovens que vivem no estuário do Delta do Rio Parnaíba.

Métodos

Os itens alimentares foram identificados através da análise do conteúdo estomacal, e depois submetidos à análise pelos métodos Frequência de Ocorrência (FO), Frequência Numérica (FN), Frequência gravimétrica (FW) e Índice de Importância Relativa (IRI).

Resultados

A dieta dos jovens de Elops saurus que habitam as lagoas no delta do Parnaíba foi composta em ordem decrescente de importância por Osteichthyes (Teleostei), Insecta e Crustacea, além de Polychaeta e Nematoda. Também foi registrada elevada frequência de ocorrência de fragmentos de plásticos na dieta. Na estação chuvosa, 17 itens foram registrados na dieta, enquanto que na estação seca apenas 7 itens estavam presentes. O Índice de Importância Relativa evidenciou a importância dos peixes Teleostei (69,93%) na dieta de E. saurus na estação chuvosa, enquanto que, no período Seco destacaram-se os insetos das Famílias Corixidae (43,25%) e Dysticidae (39,16%).

Conclusões

Com o estudo foi possível identificar que os jovens são carnívoros, especificamente, piscívoros na estação chuvosa quando ocorre maior disponibilidade de presas no ambiente e insetívoros na estação seca, quando reduz a oferta de alimento, evidenciando uma flexibilidade alimentar frente às alterações ambientais.

Palavras-chave:
alimentação; carnivoria; flexibilidade alimentar; Elops saurus

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com