Acessibilidade / Reportar erro

Fitoplâncton como bioindicadores da qualidade da água do reservatório de Nasarawa, estado de Katsina, Nigéria

Resumo:

Objetivo

Monitoramento do fitoplâncton como bioindicador para avaliar a condição do reservatório de Nasarawa e também avaliar a relação entre o fitoplâncton e as variáveis ​​ambientais do reservatório.

Métodos

Amostras de fitoplâncton e água do reservatório de Nasarawa (Nigéria) foram coletadas e analisadas de forma padronizada durante dez meses (fevereiro de 2018 a novembro de 2018) em cinco locais de amostragem.

Resultados

Foram registrados 38 gêneros pertencentes a cinco principais famílias: Bacillariophyceae (42%), Chlorophyceae (24%) Cyanophyceae (13%), Deemidiaceae (18%) e Euglenophyceae (3%). Quatro classes de fitoplâncton; Bacillariophyta, Chlorophyta Cyanophyta e Desmidiaceae mostram relação positiva com oxigênio dissolvido, pH, transparência e sólidos totais dissolvidos. A densidade total de fitoplâncton no reservatório foi maior na estação seca do que na estação chuvosa. O índice de poluição de Palmer foi empregado para avaliar a qualidade da água do reservatório. A pontuação total foi calculada em 25, mostrando evidências de poluição orgânica elevada.

Conclusões

A presença de indicadores de poluição orgânica Closterium sp, Navicula sp, Nitzschia sp, Synedra sp, Chlamydomonas sp, Cyclotella sp e Anacystis sp é um sinal de alerta para a deterioração das condições da qualidade da água do reservatório. Medidas são necessárias para reduzir a taxa de poluição do reservatório decorrente das atividades humanas na bacia hidrográfica do reservatório.

Palavras-chave:
bioindicadores; poluição; fitoplâncton; reservatório Nasarawa

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com