Acessibilidade / Reportar erro

Ambientes adjacentes contribuem no incremento de espécies zooplanctônicas em um rio neotropical

Resumo

Objetivo: A distribuição da comunidade zooplanctônica foi avaliada ao longo do rio Paraná e em ambientes adjacentes (tributários e lagoas), bem como a contribuição da comunidade presente nesses ambientes, para a composição de espécies no rio Paraná. Espera-se que o conjunto de espécies encontrados no último ponto do rio Paraná represente o acúmulo de espécies observadas nos pontos a montante.

Métodos

A comunidade foi amostrada em 25 pontos, em 2013 e 2014. Foram determinadas a riqueza e composição de espécies. A similaridade da composição da comunidade entre os ambientes foi avaliada através da análise de Cluster, e a contribuição das espécies para o rio Paraná, através de uma análise de aninhamento, utilizando o índice NODF.

Resultados

Foram registradas 193 espécies (116 de rotíferos, 48 de cladóceros e 29 de copépodes), sendo a maioria considerada como rara (163 espécies). Em geral, a composição da comunidade do rio foi dissimilar aos ambientes adjacentes, embora haja uma relação entre as comunidades. Os rotíferos apresentaram uma ampla distribuição em toda área. Como esperado, as espécies zooplanctônicas apresentaram distribuição aninhada, sendo que no último ponto do rio foi observado um conjunto de espécies registradas nos pontos a montante deste.

Conclusão

Nossos resultados demonstraram a importância dos tributários e lagoas para a ocorrência de espécies ao longo do rio. As distintas características hidrológicas dos ambientes, como velocidade de fluxo, profundidade e conectividade, foram responsáveis pelo desenvolvimento de populações planctônicas nas lagoas, que depois chegaram ao rio através dos tributários. Com isso, sugerimos a importância da conservação dos ambientes adjacentes ao rio Paraná para a manutenção de espécies zooplanctônicas nesse sistema.

Palavras-chave:
aninhamento de espécies; distribuição espacial; dispersão de espécies; planície de inundação


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com