Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças na estrutura da comunidade fitoplanctônica em viveiro de tilápia-do-Nilo

Resumo

Objetivo

O presente artigo visa avaliar quais as espécies podem ser descritores biológicos e avaliar as mudanças na comunidade fitoplanctônica durante a etapa final de crescimento de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus Linnaeus 1758), relacionando com o manejo de produção e com as variáveis limnológicas.

Métodos

Amostras da água de abastecimento e do centro do viveiro foram utilizadas para as análises limnológicas e para avaliar estrutura da comunidade fitoplanctônica.

Resultados

No viveiro de piscicultura, registramos aumento de 1.5 vezes nas concentrações de nitrogênio e sólidos totais suspensos e na ordem de 2 vezes incremento de fósforo comparado com a água de abastecimento. Durante o ciclo de produção (113 dias), foram registrados 134 táxons distribuídos em 10 classes taxonômicas. Chlorophyceae (60 táxons) e Cyanobacteria (26 táxons) foram as classes com maior riqueza e abundância de espécies. Os maiores biovolumes foram registradas no centro do viveiro. Espécies nanoplanctônicas foram as mais abundantes e representaram 35% das espécies descritoras da comunidade fitoplanctônica do centro do viveiro.

Conclusões

A instabilidade do sistema, quanto ao controle do tempo de retenção hidráulica como consequência do método de criação utilizado, favoreceu a presença de espécies com pequenas dimensões celulares. Os decréscimos de temperatura do ar e da água registrados na etapa final de crescimento possivelmente favoreceram o aumento e manutenção das diatomáceas.

Palavras-chave:
espécies descritoras; ecologia de viveiros de piscicultura; micro algas; ciclagem de nutrientes

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com