Acessibilidade / Reportar erro

Importância de trechos livres de represamento para a reprodução dos peixes: o último remanescente do alto rio Paraná

Resumo

Objetivo: Este estudo utiliza a abundância de ovos e larvas de peixes para avaliar a importância do canal principal do rio Paraná e as áreas adjacentes da planície de inundação, no último trecho livre de barramentos em território brasileiro, para a desova e desenvolvimento dos peixes de diferentes guildas reprodutivas, a fim de obter subsídios que auxiliem nas políticas de manejo e conservação desta área, focando na manutenção de áreas livres de represamentos.

Métodos

Os dados foram coletados trimestralmente entre agosto de 2013 a maio de 2015, em 25 estações, agrupadas em três biótopos: canal principal, tributários e lagoas. Foram avaliadas possíveis variações espaciais na desova e desenvolvimento dos peixes, assim como na composição e a estrutura das larvas.

Resultados

Maiores densidades de ovos foram registradas nos tributários (rios Paracaí e Amambai) e de larvas nas lagoas (Saraiva). Diferenças significativas na composição e estrutura das larvas foram observadas apenas entre as estações de amostragens. Quanto a composição taxonômica, registrou-se 29 táxons, sendo a maioria não migradores. Entretanto, também foram amplamente distribuídas as larvas de migradores de longa distância como Brycon orbignyanus, Pseudoplatystoma corruscans, Prochilodus lineatus, Piaractus mesopotamicus e Rhaphiodon vulpinus, assim como as invasoras Platanichthys platana e Hemiodus orthonops.Salminus brasiliensis apresentou baixa ocorrência.

Conclusões

Neste estudo fica evidente que diferentes espécies desovam na região, principalmente nos tributários, e seus ovos e larvas são carreados para o canal principal do rio Paraná e lagoas adjacentes, para completarem seu desenvolvimento inicial. A captura de larvas de importantes espécies migradoras, sugerem que este ambiente ainda apresenta condições adequadas para sua reprodução, principalmente, pela presença de tributários livres de represamento. Ainda, reforçam a importância da integridade desses ambientes para a manutenção da ictiofauna regional, sendo de extrema relevância o monitoramento acerca da reprodução das espécies mais ameaçadas, bem como das espécies invasoras.

Palavras-chave:
peixes; ovos e larvas; planície de inundação; reprodução; tributários não regulados


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com