Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da produtividade primária na diversidade beta de comunidades ecológicas

Resumo

Objetivo

Diversos fatores ecológicos afetam previsivelmente a diversidade beta - a dissimilaridade das comunidades entre locais ou através do tempo. Considerando o efeito da produtividade primária, existem divergências na literatura a respeito do tipo de relação que seria encontrada (positiva, negativa ou em formato de domo). Isto é relevante considerando a discussão do papel da produtividade primária na mudança das comunidades ecológicas através de processos determinísticos e estocásticos. O objetivo principal deste estudo foi elucidar a relação predominante encontrada entre a diversidade beta e a produtividade primária em artigos publicados, e quais fatores poderiam influenciar tal relação (escala, ambiente, organismo ou região biogeográfica).

Métodos

Realizamos uma análise cienciométrica seguindo o protocolo PRISMA para revisões sistemáticas. A busca dos artigos foi realizada através da base de dados ISI Web of Science®.

Resultados

O número de artigos abordando a relação entre a diversidade beta e a produtividade primária está crescendo ao longo do tempo mais do que o crescimento natural da ciência. Dos 465 artigos encontrados, somente 38 lidaram diretamente com a relação entre a diversidade beta e produtividade. Nestes 38 artigos, 76 relações foram encontradas, e a maioria destas foi positiva, em praticamente todos os fatores analisados. Somente relações negativas e estudos terrestres foram encontrados na região Afrotropical. Fica claro um viés para estudos com escalas grandes, ambientes terrestres, com vertebrados e nas regiões Neárticas e Paleárticas. Em ambientes aquáticos houve uma clara dominância dos estudos envolvendo invertebrados e micro-organismos/fungos.

Conclusões

O interesse em estudos envolvendo esta relação está aumentando. Relações positivas foram mais frequentemente encontradas nesta cienciometria. Lacunas no conhecimento foram evidenciadas, como a falta de estudos em escalas pequenas e médias, grupos além de plantas e vertebrados em ambientes terrestres, e estudos aquáticos nas regiões dos Afrotrópicos e Indo-Malaya.

Palavras-chave:
enriquecimento de nutrientes; variação da comunidade; cienciometria; estocasticidade; determinismo ambiental; análise global

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com