Acessibilidade / Reportar erro

ASSOMBRAÇÕES DA INFÂNCIA COM BOLTANSKI E BENJAMIN 1 Uma primeira versão desse artigo, intitulada "Fantasmagorias da infância com Boltanski e Benjamin", foi apresentada no IV Colóquio do Núcleo Walter Benjamin da Faculdade de Letras da UFMG: "Fantasmagorias", realizado entre 17 e 20 de setembro de 2014, em Belo Horizonte. Agradeço especialmente aos colegas do Núcleo Walter Benjamin, Sabrina Sedlmayer, Elcio Cornelsen e Georg Otte pela acolhida e feedback ao meu trabalho.

CHILDHOOD GHOSTS WITH BOLTANSKI AND BENJAMIN

Resumo

O artigo considera a força estético-política de um imaginário associado à infância no trabalho do artista contemporâneo Christian Boltanski na pequena cidade francesa de Vitteaux, onde criou um teatrinho de sombras a céu aberto, projetando nas fachadas das casas, quando anoitece, imagens de bruxas, gatos pretos, morcegos, caveiras. Investiga-se essa coleção de monstros de feição infantil em reflexão cruzada com o pensamento de Walter Benjamin sobre a potência dos encontros repentinos com o mundo esquecido da infância. Ao promover um diálogo entre os dois autores, busca-se evidenciar articulações entre práticas estéticas e práticas políticas para pensar como o campo da infância pode ensejar novos modos de configurar, de sentir e de partilhar um ambiente em comum.

Palavras-chave:
infância; práticas estéticas e práticas políticas; Christian Boltanski; Walter Benjamin

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com