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Estudos literários na Romênia antes e depois de 1989

Em termos comparativos, após as rígidas políticas culturais e a censura imposta pelo regime comunista, a literatura e os estudos literários da Romênia pós-comunista pareceriam ser quase que totalmente desprovidos de política. O presente artigo investiga as complexas maneiras pelas quais vários aspectos do estudo e da recepção da literatura inglesa - desde a prática de ensino do inglês, passando por livros didáticos, até chegar à tradução literária - refletem a evolução da relação entre literatura e política na Romênia pré e pós-1989. Na troca cultural assimétrica que resulta da inevitável hierarquia na qual a cultura Anglo-Americana é dominante, enquanto a cultura romena é perpetuamente subordinada, está última abraça sua marginalidade, situando-se estrategicamente do lado da recepção. Argumento que, se por um lado a preocupação de pesquisadores Anglo-Americanos com os efeitos perniciosos do anglocentrismo no Estudos Anglófonos é em si uma postura ética louvável, em culturas como a romena, o anglocentrismo pode funcionar como um catalisador de resistência e mudança.

Estudos Anglófonos; livros-didáticos; tradução literária; política cultural; anglocentrismo


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