Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2023
  • Apresentação do volume 25, n.3 de Alea. Estudos Neolatinos Editorial

    González, Elena Palmero
  • O perfeito cozinheiro da Antropofagia Artigo

    Agra, Lucio

    Resumo em Português:

    Resumo O texto busca um precedente da complexa visão antropológico-filosófica da Antropofagia Ritual de Oswald de Andrade a partir dos experimentos textuais e gráficos presentes em O perfeito cozinheiro das almas desse mundo. De permeio, analisa recentes tentativas de ficcionalizar o evento da garçonnière onde o álbum foi produzido.

    Resumo em Francês:

    Résumé Le texte recherche un précédent à la vision anthropologique et philosophique complexe de l'anthropophagie rituelle d'Oswald de Andrade, et ce, à partir des expériences textuelles et graphiques présentes dans O Perfeito Cozinheiro das Almas deste mundo. Entre les deux, il analyse les tentatives récentes de fictionnalisation de la garçonnière où a été produit l’album.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper seeks to find a precedent for the complex anthropological-philosophical vision of Oswald de Andrade's ritual anthropophagy, based on the textual and graphic experiments present in O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. At the same time, the paper analyzes recent attempts to fictionalize the events at the garçonniere where the album was produced.
  • O Perfeito Cozinheiro: alegria, complexidade e finitude Artigo

    Pinheiro, Amálio

    Resumo em Português:

    Resumo O diário coletivo O perfeito cozinheiro das almas deste mundo nos incita a pensar em, pelo menos, duas direções concomitantes: a primeira, como um conjunto móvel, múltiplo e simultâneo de sobras e recortes de linguagens que, fermentando gêneros em combustão e trânsito, levam o conceito do literário para outro lugar; a segunda, como espaço aberto de experimentações e procedimentos, por aglomeração metonímica de materiais sonoros e sintáticos, que anunciam uma virada epistêmica, alegre y trágico, desdobrada por Oswald de Andrade em sua obra posterior. Iuri Tinianov, com suas noções de série e função construtiva, é um dos autores que nos ajudam a compreender tais acúmulos deslocados de textos como um campo de interações entre os códigos que altera os modos de conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El diario colectivo El perfecto cocinero de las almas de este mundo nos incita a pensar en dos direcciones concomitantes: la primera como un conjunto movedizo, múltiple y simultáneo hecho de sobras y recortes de lenguajes que, por fermentar géneros en combustión y tránsito, transporta el concepto de lo literario a otro lugar; la segunda dirección, como espacio abierto de experimentaciones y procesos, a través de la aglomeración metonímica de materiales sonoros y sintácticos que anuncian un desvío epistemológico, trágico y alegre a la vez, desplegado por Oswald de Andrade en su obra posterior. Yuri Tynianov, con sus nociones de serie y función constructiva, es uno de los autores que nos ayudan a comprender esas acumulaciones dislocadas de textos como un campo de interacciones entre códigos que cambia los modos de conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The collective diary O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (“The Perfect Cook of the Souls of this World”) prompts us to think in at least two concomitant directions: the first as a mobile, multiple and simultaneous set of remnants and snippets of texts that, by fermenting genres in combustion and transit, take the concept of the literary elsewhere; the second, as an open space of experimentation and procedures, through the metonymic agglomeration of sound and syntactic materials, which announce an epistemic, joyful and tragic turn, unfolded by Oswald de Andrade in his later work. Yuri Tynyanov, with his notions of series and constructive function, is one of the authors who help us understand such displaced accumulations of texts as a field of interactions between codes that alter the modes of knowledge.
  • Diário, colagem e montagem: o amor readymade em O perfeito cozinheiro das almas deste mundo Artigo

    Oliveira, Eduardo Jorge de

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio se propõe a fazer uma leitura de O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (1918-1919) na condição de um laboratório do modernismo: escrita coletiva e diarística, colagem e montagem são ingredientes fundamentais desse experimento, cujas páginas exprimem uma dramaturgia da sedução. Por um lado, as condições materiais do diário permitem a aproximação de vestígios do mundo exterior que vão se moldando à plasticidade dos frequentadores e da frequentadora protegidos por pseudônimos. Por outro, esses elementos estabelecem, em parte, a constituição de uma nova sensibilidade na qual o “amor” e o “amar” se tornam um readymade. Sendo significantes flutuantes, eles aderem à dinâmica do humor, da paródia e até mesmo da dimensão lutuosa advinda com a morte da miss Cyclone. Essa leitura do diário da garçonnière segue fundamentalmente pelas materialidades que a edição fac-similar libera ao longo de suas páginas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo propone una lectura de O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (1918-1919) como laboratorio del modernismo: escritura colectiva y diarística, collage y el montaje son ingredientes fundamentales de este experimento, cuyas páginas expresan una dramaturgia da seducción. Por un lado, las condiciones materiales del diario permiten la aproximación de vestigios del mundo exterior que se van moldando a la plasticidad de los frecuentadores y de la frecuentadora del lugar protegidos por seudónimos. Por otro lado, estos elementos constituyen, en parte, la integração de una nueva sensibilidad en la que "el amor" y "el amar" se tornan un readymade. Al ser significantes fluctuantes, ellos se adhieren a la dinámica del humor, la parodia e incluso a la dimensión luctuosa que viene con la muerte de Miss Cyclone. Esta lectura del diario de la garçonnière sigue fundamentalmente las materialidades que la edición facsímil publica a lo largo de sus páginas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to read O perfeito cozinheiro das almas deste mundo (1918-1919) as a laboratory of modernism: collective and diaristic writing, collage and montage are fundamental ingredients of this experiment in whose pages a dramaturgy of seduction is expressed. On the one hand, the material conditions of the diary allow for an approximation to traces of the outside world that are being moulded to the plasticity of the regular visitors who are protected by pseudonyms. On the other hand, these elements lead, in part, to the constitution of a new sensibility in which “love” and “loving” become readymade constructs. As floating signifiers, they adhere to the dynamics of humour, parody, and even the struggling dimension that comes with the death of Miss Cyclone. This reading of the diário da garçonnière follows fundamentally through the materialities that the facsimile edition releases throughout its pages.
  • A dedicatória e a garçonnière: ambivalências de algumas imagens do Modernismo brasileiro Artigo

    Brandão, Luis Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando como escopo as primeiras décadas do século XX no ambiente cultural brasileiro, no circuito intelectual reconhecido como de formação e consolidação da modernidade literária, este ensaio investiga ambivalências presentes no modo como a noção de margem se manifesta no discurso crítico e historiográfico. São analisadas algumas imagens do Modernismo brasileiro, especialmente imagens concernentes a Oswald de Andrade. Nas duas primeiras partes, o ensaio concentra-se em uma cena ‒ a dedicatória feita por Oswald em um livro presenteado aos irmãos Augusto e Haroldo de Campos ‒ e em um espaço ‒ a garçonnière de Oswald em São Paulo, na qual foi produzida a obra coletiva O perfeito cozinheiro das almas deste mundo ‒, ambos emblemáticos para o Modernismo brasileiro. A parte final apresenta um levantamento de outras possibilidades e perguntas para a exploração crítica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Tomando como foco las primeras décadas del siglo XX, el ambiente cultural brasileño y el circuito intelectual reconocido como la formación y consolidación de la modernidad literaria, este ensayo investiga las ambivalencias presentes en la forma en que la noción de margen se manifiesta en los discursos crítico e historiográfico. Se analizan algunas imágenes del Modernismo brasileño, en especial imágenes relativas a Oswald de Andrade. Las dos primeras partes del ensayo se centran en una escena ‒ la dedicatoria de Oswald en un libro regalado a los hermanos Augusto e Haroldo de Campos ‒ y en un espacio ‒ la garçonnière de Oswald en São Paulo, donde se produjo la obra colectiva El perfecto cocinero de las almas de este mundo ‒, ambos emblemáticos del Modernismo brasileño. La parte final presenta un estudio de otras posibilidades y preguntas para la exploración crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Taking as its scope the first decades of the 20th century in the Brazilian cultural milieu, in the intellectual circuit recognized as forming and consolidating literary modernity, this essay investigates ambivalences present in the way the notion of margin manifests itself in critical and historiographical discourse. Some images of Brazilian modernism are analyzed, especially images concerning Oswald de Andrade. In the first two parts, the essay focuses on a scene ‒ the dedication written by Oswald in a book he gifted the Campos brothers Augusto e Haroldo ‒ and on a space ‒ Oswald’s garçonnière in São Paulo, where the collective diary O perfeito cozinheiro das almas deste mundo was produced ‒, both of which are emblematic of Brazilian modernism. The final part presents a survey of other possibilities and questions for critical exploration.
  • Rastros do Modernismo em O perfeito cozinheiro das almas deste mundo Artigo

    Rost, Isis Diana

    Resumo em Português:

    Resumo Como um objeto de arte despretensiosamente dadaísta, o diário escrito pelos frequentadores da garçonnière mantida por Oswald de Andrade em 1918 consiste num inventivo álbum de bricolagens, intercalando imagens à escrita num jogo repleto de trocadilhos. Localizamos esse livro-objeto como antecipador da linhagem multifacetária do Modernismo, através de Miss Cyclone, normalista desafiadora das normas sociais da época, explorando a estrutura antropofágica presente n’O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. A figura enigmática de “Miss Cyclone”, ao mesmo tempo musa e autora do diário, é também sua razão de existir, e vice-versa. Somente conhecemos Cyclone através de Oswald de Andrade, mas seria possível observar e reconstruir Oswald através de Cyclone? Estudá-la implica em estudar Oswald, mas também é possível fazer o caminho inverso. A principal fonte utilizada foi o Diário da garçonnière, além de cartas e biografias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Como objeto de arte dadaísta, el diario escrito por quienes frecuentaban la garçonnière mantenida por Oswald de Andrade en 1918 consiste en un ingenioso álbum de bricolajes, que intercala imágenes con escritura en un divertimento lleno de juegos de palabras. Ubicamos este libro-objeto como un anticipo del linaje multifacético del Modernismo, a través de Miss Cyclone, una normalista que desafió las normas sociales de la época, explorando la estructura antropófaga presente en O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. La enigmática figura de “Miss Cyclone”, a la vez musa y autora del diario, es también su razón de ser, y viceversa. Solo conocemos a Cyclone a través de Oswald de Andrade, pero ¿sería posible observar y reconstruir a Oswald a través de Cyclone? Estudiarlo implica estudiar a Oswald, pero también es posible hacer lo contrario. La principal fuente utilizada fue el Diário da Garçonniere, además de cartas y biografías.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As an unpretentiously Dadaist art object, the diary written by those who frequented the garçonnière kept by Oswald de Andrade in 1918 consists of an inventive bricolage album, interspersing images with writing in a game full of puns. We locate this book-object as an anticipator of the multifaceted lineage of Modernism, through Miss Cyclone, a schoolgirl who defied the social norms of the time, exploring the anthropophagic structure present in O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. The enigmatic figure of “Miss Cyclone”, at the same time muse and author of the diary, is also its reason for existence, and vice versa. We only know Cyclone through Oswald de Andrade, but would it be possible to observe and reconstruct Oswald through Cyclone? Studying her implies studying Oswald, but it is also possible to do the opposite. The main source used was the Diário da garçonnière, in addition to letters and biographies.
  • Modernidade descontente: representações da melancolia nas geografias espaciais e subjetivas de Cornélio Penna Artigo

    Santana, Jáder

    Resumo em Português:

    Resumo Rechaçando a exuberância estética e temática da primeira fase do Modernismo brasileiro e reforçando, a partir da década de 1930, por meio da ficção, uma desconfiança tétrica em relação às mudanças sociais, econômicas e políticas que se operavam no país naquele início de século, Cornélio Penna produziu uma literatura fundamentalmente melancólica. Este artigo se dedica a investigar, a partir de autores que refletiram sobre o mal-estar do homem moderno, os dispositivos pelos quais essa melancolia pessimista se dissolve na construção das tramas e personagens, em suas dimensões espaciais e subjetivas, nos dois romances iniciais de Penna, Fronteira (1935) e Dois romances de Nico Horta (1939).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Rechazando la exuberancia estética y temática de la primera fase del modernismo brasileño y reforzando, a partir de la década de 1930, a través de la ficción, una sombría desconfianza ante los cambios sociales, económicos y políticos que se estaban produciendo en el país a principios de siglo, Cornélio Penna produjo una literatura fundamentalmente melancólica. Este artículo está dedicado a investigar, a partir de autores que reflexionaron sobre el malestar del hombre moderno, los dispositivos mediante los cuales esta melancolía pesimista se disuelve en la construcción de las tramas y personajes, en sus dimensiones espaciales y subjetivas, en las dos novelas iniciales de Penna, Fronteira (1935) y Dois romances de Nico Horta (1939).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Rejecting the aesthetic and thematic exuberance of the first phase of modernism in Brazil and reinforcing, from the 1930s onwards, through fiction, a gloomy mistrust of the social, economic and political changes that were taking place in the country at the beginning of the century, Cornélio Penna produced a fundamentally melancholic literature. Based on authors who reflected on the malaise of the modern man, this article investigates the devices through which that pessimistic melancholy dissolves in the construction of the plots and characters, in their spatial and subjective dimensions, of Penna’s first two novels, Fronteira (1935) and Dois romances de Nico Horta (1939).
  • É o fim do mundo e eu me sinto bem Artigo

    Lopes, Denilson

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio pretende sugerir uma constelação e uma linhagem dentro do Modernismo brasileiro aqui centrada numa leitura de Fronteira (1935), de Cornélio Penna, mas não limitada a ele, também incluindo Pelo sertão (1898), de Afrânio Arinos, Vida ociosa (1920), de Godofredo Rangel, Crônica da casa assassinada (1959), de Lucio Cardoso, Sinos da agonia (1974), de Autran Dourado entre outros através de imagens do fim do mundo como uma forma de pensar o campo e as pequenas cidades dentro de um Modernismo localista. A proposta não é contar mais estórias para evitar o fim do mundo, mas viver de novo o que já aconteceu.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo equen um constelaciónum un linaje dentro del Modernismo brasi equ aquí centuum en una lectura de Fronteira (1935) de Cornelio Penna, pero no limitada equena, también incluyendo Pelo Sertão (1898) de Afrânio Arinos, Vida Ociosa (1920) de Godofredo Rangel, Crônica da Casa Assassinada (1959) de Lucio Cardoso y Sinos da Agonia (1974) de Autran Dourado entre otros, a través de imágenes del fin del muum como una forma de pensar el equenaslas pequeñas ciudadeumdentro de un Modernismo localista. La propuesta no es contar más historias para evitar el fin del mundo, sino vivir de nuevo lo que ya ocurrió.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to suggest a constellation and a lineage inside Brazilian Modernism focusing on a reading of Fronteira (1935) by Cornelio Penna, but not limited to it -also including Pelo Sertão (1898) by Afrânio Arinos, Vida Ociosa (1920) by Godofredo Rangel, Crônica da Casa Assassinada (1959) by Lucio Cardoso, Sinos da Agonia (1974) by Autran Dourado, among others- through images of the end of the world as a way of rethinking the countryside and small cities within a localist Modernism. The proposal is not to tell more stories to avoid the end of the world but to relive what has already happened.
  • O sainete brasileiro de Oduvaldo Vianna, um teatro popular inovador Artigo

    Cruzado, Alfonso Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo À diferença da crescente pesquisa sobre Oduvaldo Vianna filho, Oduvaldo Vianna pai conta com poucos trabalhos e nenhum que se centre no seu projeto de teatro reflexivo, o sainete brasileiro. Tendo em conta essa reiterada ausência, o objetivo deste artigo é recuperar o sainete brasileiro e a figura do seu esquecido dramaturgo, Oduvaldo Vianna pai. Procuramos apresentar esse gênero dramático popular menosprezado pela historiografia e entender a relação desse sainete com a sociedade e com a heterogeneidade cultural contemporâneas à sua produção.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A diferencia de la creciente investigación sobre Oduvaldo Vianna hijo, Oduvaldo Vianna padre cuenta con pocos trabajos y ninguno que se centre en su proyecto teatral reflexivo, el sainete brasileño. Teniendo en cuenta esta ausencia reiterada, el objetivo de este artículo es recuperar el teatro y la figura de su dramaturgo olvidado, Oduvaldo Vianna padre. Buscamos presentar este género dramático popular, despreciado por la historiografía, y comprender la relación de este sainete con la sociedad y la heterogeneidad cultural contemporáneas a su producción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Unlike the growing research on Oduvaldo Vianna Jr., Oduvaldo Vianna Sr. has few works written on his work and none that focus on his reflective theatre project, the Brazilian sainete. Given this repeated absence, the aim of this article is to recover the Brazilian sainete and the figure of its forgotten playwright, Oduvaldo Vianna Sr. We seek to present this popular dramatic genre that has been generally despised by historiography and understand the relationship that sainete bears with society and with the cultural heterogeneity contemporary to its production.
  • Da viagem lírica ao relicário de perdas: a via crucis poética de Astrid Cabral Artigo

    Moura, Fadul

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio discute a presença do tema da viagem em Ponto de cruz (1979), de Astrid Cabral. A leitura cerrada dos poemas selecionados busca extrair traços fundamentais do livro, os quais podem ser projetados sobre a obra da autora. O raciocínio é dividido em duas partes: situa-se a natureza da viagem em um primeiro momento; explicitam-se os produtos do trajeto em seguida. Orientando-se pelos estudos de poesia de Michel Deguy (2010), interessa avaliar quais fórmulas do referido tema são recuperadas e como são reinventadas no contexto da poesia brasileira. Ao fim, destaca-se o modo como Astrid Cabral transforma a constelação de imagens literárias tradicionais ao inseri-la na esfera histórica do século XX.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente ensayo discute la presencia del tema del viaje enPunto de cruz(1979), de Astrid Cabral. La lectura detallada de los poemas seleccionados busca extraer rasgos fundamentales del libro, los cuales pueden ser proyectados sobre la obra de la autora. El razonamiento se divide en dos partes: se sitúa la naturaleza del viaje en un primer momento; después se explicitan los productos del trayecto. Orientándose por los estudios de poesía de Michel Deguy (2010), interesa evaluar cuáles fórmulas del referido tema son recuperadas y cómo son reinventadas en el contexto de la poesía brasileña. Al final, se destaca el modo como Astrid Cabral transforma la constelación de imágenes literarias tradicionales al insertarla en la esfera histórica del siglo XX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay discusses the presence of the theme of travel inPonto de cruz(1979), by Astrid Cabral. The close reading of the selected poems seeks to extract fundamental features of the book, which can be projected on the author's work. The reflection is divided into two parts: the nature of the journey is located at first; the products of the route are then explained. Guided by Michel Deguy’s (2010) poetry studies, I’m interested in evaluating which formulas of this theme are recovered and how they are reinvented in the context of Brazilian poetry. Finally, the paper highlights the way in which Astrid Cabral transforms the constellation of traditional literary images by inserting it into the historical sphere of the twentieth century.
  • As novas cartas do Brasil: um e-pistolário dos povos indígenas Artigo

    Costa, Suzane Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, retomo o conceito de epistolarium, proposto por Stanley (2004), e os modos como essa noção encontra na ideia de carta como ato (LEJEUNE, 2008) um lugar/não-lugar de suas formas e inespecificidades para discutir o que seria a criação de um e-pistolário dos povos indígenas a partir de uma leitura crítica do site/arquivo do projeto “As cartas dos povos indígenas ao Brasil”. Para tanto, defino o que estou chamando de e-pistolário indígena e sua diferença em relação a organização de acervos epistolares de escritores consagrados para defender a ideia de que as cartas escritas pelos indígenas são as novas cartas do Brasil: um caminho para uma discussão sobre a arte postal desses povos e o lugar de suas cartas na literatura e na história do Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo retomo al concepto de epistolarium, propuesto por Stanley (2004) y los modos cómo esta noción encuentra en la idea de carta como acto (Lejeune 2008) un lugar/no lugar de sus formas y especificidades, para discutir lo que sería la creación de un e-pistolario de los pueblos indígenas, a partir de una lectura crítica del sitio web/archivo del proyecto “Las cartas de los pueblos indígenas a Brasil”. Para ello, defino lo que llamo e-pistolario indígena, su diferencia en relación con la organización de las colecciones epistolares de los escritores consagrados, para defender la idea de que las cartas escritas por los indígenas son las nuevas cartas de Brasil: un camino para una discusión sobre el arte postal de estos pueblos y el lugar de sus cartas en la literatura y la historia de Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, I return to the concept of epistolarium, proposed by Stanley (2004) and to how this notion finds in the idea of the letter as an act (LEJEUNE, 2008), a place/non-place of its forms and nonspecificity. Thus, I discuss the development of an e-pistolary by indigenous peoples, through a critical analysis of the letters published in the website/archive “As cartas dos povos indígenas ao Brasil” (Letters of the indigenous peoples to Brazil). Initially, I define what I call indigenous e-pistolary, and how its organization differs from epistolary archives of renowned writers. I do so to defend the idea that the letters written by the indigenous people are the new letters of Brazil: a path to a discussion about indigenous postal art and the place of their letters in Brazilian literature and history.
  • Um Ciclope francês nos trópicos Artigo

    Cairus, Henrique F.; Prado, João Batista Toledo; Jardim, Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo parte de duas obras análogas - um livro e um folheto - produzidas no século XVI e que retratam Nicolas Durand de Villegagnon como o Ciclope Polifemo, figura estabelecida por textos clássicos como a Odisseia, de Homero, e o Ciclope, de Eurípides. Através dessa inusitada comparação entre um monstro mitológico e o Cavaleiro de Malta, tanto o poema quanto a gravura presentes no livro e folheto representam Villegagnon e o aviltam por meio de estratégias discursivas. Tal projeto invectivo tem fundamentos em querelas religiosas, políticas e econômicas no contexto do empreendimento conhecido como “França Antártica” na Baía de Guanabara. O francês Durand é transformado em bárbaro e incivilizado, tornando-se tão ameaçador quanto as tribos canibais brasileiras.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'étude part de deux ouvrages analogues, un livre et un pamphlet, publiés au XVIesiècle. Ils présentent Nicolas Durand de Villegagnon comme le Cyclope Polyphème, figure mythologique établie par des textes classiques tels que l'Odyssée et le Cyclope d’Euripide. Avec cette comparaison insolite entre un monstre mythologique et le chevalier de Malte, le poème et le pamphlet vilipendent Villegagnon avec un certain nombre de stratégies discursives. Un tel projet d'invective a ses fondements sur des querelles religieuses, politiques et économiques qui ont lieu dans le contexte de l'entreprise connue sous le nom de « France Antarctique » dans la Baie de Guanabara. Le Français Durand est représenté comme un barbare incivilisé, aussi menaçant que les tribus cannibales brésiliennes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study starts from two analogous works, a book and a pamphlet, produced in the 16th century, which portray Nicolas Durand de Villegagnon as the Cyclops Polyphemus, a figure established by classical texts such as the Odyssey by Homer and Cyclops by Euripides. Through this unusual comparison between a mythological monster and the Knight of Malta, both the poem and the etching represent Villegagnon and vilify him through certain discursive strategies. Such an invective project is grounded in religious, political, and economic quarrels which have taken place in the context of the enterprise known as ‘France Antarctique’ in Guanabara Bay. The Frenchman Durand is transformed into a barbarian and uncivilized figure, becoming as threatening as the Brazilian cannibal tribes.
  • Artaud: o umbigo da escrita Artigo

    Costa, Erick Gontijo

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio apresenta aspectos da experiência de escrita de Artaud a partir de alguns de seus primeiros textos - O umbigo dos limbos e O Pesa-Nervos -, lidos em companhia da teoria dos sonhos de Freud, da noção de escrita em Lacan e dos conceitos de “ausência de livro” e “ausência de obra” de Blanchot. Paralelamente, formula-se um operador de leitura para a obra do escritor, derivado de aproximações e diferenciações entre literatura e psicanálise: o umbigo da escrita.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet essai présente des aspects de l'expérience d'écriture d'Artaud à partir de certains de ses premiers textes - « L’ombilic des limbes » et « Le Pèse-Nerfs » -, lus à la lumière de la théorie freudienne du rêve, la notion d'écriture chez Lacan et la notion d'« absence de livre » et d'« absence de travail » chez Blanchot. Dans le même temps, un opérateur de lecture est formulé pour le travail de l'écrivain, dérivé des similitudes et des différences entre la littérature et la psychanalyse : l’ombilic de l'écriture.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay presents aspects of Artaud's writing experience, based on some of his first texts - “Umbilical Limbo” and “Nerve Scales” -, read together with Freud's theory of dreams, the notion of writing in Lacan and the concepts of “absence of the book” and “absence of the work” in Blanchot. At the same time, a reading operator is formulated for the writer's work, derived from similarities and differences between literature and psychoanalysis: the navel of the writing.
  • Alain Robbe-Grillet y la resignificación modernista de la catarsis Artigo

    Grossi, Bruno

    Resumo em Português:

    Resumo Em uma passagem de Projet pour une révolution à New York, de Alain Robbe-Grillet, um dos personagens enuncia um programa revolucionário cujo objetivo é “d'operer une catharsis générale des désirs inavoués de la société contemporaine”. A priori, o conceito de “catarse” supõe uma viragem estranha à retórica modernista de Robbe-Grillet, no entanto, essa menção reaparece em vários ensaios dos anos setenta quando o autor procura especificar um determinado tipo de experiência estética. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar o conceito de catarse de Robbe-Grillet para não apenas desvendar o projeto estético-político do referido romance, mas também repensar a relação entre teoria e práxis, entre liberação de energia e efeito moral, entre educação estética e intensificação do prazer derivado de seus textos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En un pasaje de Projet pour une révolution à New York de Alain Robbe-Grillet uno de los personajes enuncia un programa revolucionario que tiene como objetivo « d'opérer une catharsis générale des désirs inavoués de la société contemporaine”. A priori el concepto de “catarsis” supone un giro foráneo a la retórica modernista de Robbe-Grillet, sin embargo dicha mención reaparece en varios ensayos de los años setenta cuando el autor busca precisar un tipo particular de experiencia estética. El presente trabajo tiene como objetivo por lo tanto analizar el concepto de catarsis de Robbe-Grillet a los fines de, no sólo desentrañar el proyecto estético-político de dicha novela, sino a su vez repensar la relación entre teoría y praxis, entre liberación de energía y efecto moral, entre educación estética e intensificación del placer que se deriva de sus textos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In a passage from Alain Robbe-Grillet's Projet pour une révolution à New York, one of the characters enunciates a revolutionary program whose objective is “d'operer une catharsis générale des désirs inavoués de la société contemporaine”. A priori, the concept of “catharsis” supposes a foreign turn to Robbe-Grillet's modernist rhetoric, however, that mention reappears in several essays from the seventies when the author seeks to specify a particular type of aesthetic experience. The objective of this paper is therefore to analyze Robbe-Grillet's concept of catharsis in order not only to unravel the aesthetic-political project of the novel, but also to rethink the relationship between theory and praxis, liberation from energy and moral effect, aesthetic education and intensification of the pleasure derived from his texts.
  • Travesías Hispanas de Barthes Articulo

    Estivill, Ester Pino

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a circulação da obra de Barthes em espanhol desde o início dos anos sessenta até os anos oitenta. Concentramo-nos especialmente nas traduções e usos críticos barthesianos mais importantes no campo intelectual argentino, que colocamos em diálogo com outros campos críticos, como o espanhol e o mexicano, cuja comparação nos permitirá observar posições críticas que diferem da circulação da french theory nos países do norte. Nesta viagem através do Atlântico, finalmente analisamos algumas das polêmicas e conjunturas a partir das quais Barthes foi lido no Sul.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza la circulación en español de la obra de Barthes desde inicios de los años sesenta hasta los ochenta. Nos centramos especialmente en las traducciones y los usos críticos barthesianos más importantes del campo intelectual argentino, que ponemos en diálogo con otros campos críticos, como el español y el mexicano, cuya comparación nos permitirá observar unas posiciones críticas diferentes a la circulación de lafrench theoryen los países del norte. En este viaje a través del Atlántico, analizamos finalmente algunas de las polémicas y coyunturas desde las que se leyó a Barthes en el sur.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article traces the circulation in Spanish of Barthes’ work from the early 1960s to the 1980s. We focus especially on the most important Barthesian translations and critical uses in the Argentinean intellectual field, which we place in dialogue with other critical fields in Spain and Mexico, whose comparative approach will allow us to observe critical positions that are different from the circulation of ‘French theory’ in the countries of the North. In this journey across the Atlantic, we finally analyse some of the polemics and conjunctures from which Barthes was read in the South.
  • “Ese malsano intento de querer leer entre líneas”: Tamara Kamenszain detrás de la trama del texto Articulo

    Magri, Ieda; Natalino, Natalia Barcelos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto propõe uma reflexão sobre os últimos livros de Tamara Kamenszain e seu gesto de reescrita de alguns poemas e ensaios de outros livros anteriores para repor o “eu” ou o episódio autobiográfico onde estava apagado ou velado “em uma pátina de artifício”. Nele, se especula sobre as razões possíveis desta reescrita, que une poema e ensaio, como um exercício de endereçamento da pergunta pelo eu à “velha crítica literária/ que desprezava a vida privada/ em prol de uma severa/ pureza textualista”, como escreve em Chicas en tiempos supendidos. A reflexão acaba por levar a uma hipótese de leitura: poderia-se dizer que esta reescrita seria sua “lírica terminal”?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente texto investiga los últimos libros de Tamara Kamenszain y su gesto de reescritura de algunos poemas y ensayos de otros libros anteriores para reponer el “yo” o el episodio autobiográfico donde estaba borrado o velado “en una pátina de artificio”. En él se especula sobre las posibles intenciones de esta reescritura, que enlaza poema y ensayo, como un ejercicio de enderezamiento de la pregunta del yo hacia la “vieja crítica literaria/ que despreciaba la vida privada / en aras de una severa/ pureza textualista”, como ella dice en Chicas en tiempos suspendidos. La investigación acaba por llevar a una hipótesis de lectura: ¿se podría decir que esta reescritura sería su “lírica terminal”?

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text proposes a reflection on the last books by Tamara Kamenszain and her gesture of rewriting some poems and essays from other previous books to replace the “I” or the autobiographical episode where it was erased or veiled “in a patina of artifice”. In it, there is speculation about the possible reasons for this rewriting, which unites poem and essay, as an exercise in addressing the question of the self to the “old literary criticism/ that despised private life/ in favor of a severe/ textualist purity”, as he writes in Chicas en tiempos supendidos. The reflection ends up leading to a reading hypothesis: could it be said that this rewriting would be his “terminal lyric”?
  • A domesticação de um cabelo problema: o corpo negro como um território em disputa no romance-ensaio de Djaimilia Pereira de Almeida Artigo

    Ploia, Talita Hoelz; Guimarães, Rafael Eisinger

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo propõe uma leitura do romance-ensaio Esse cabelo, da escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida. Em termos mais específicos, pretende-se demonstrar que o cabelo afro de Mila, personagem narradora da obra, pode ser compreendido como uma arena de disputa de questões identitárias que envolvem um tensionamento e um trânsito contínuos entre os polos fixos do colonizador e do colonizado. Para tanto, serão discutidas algumas concepções teóricas referentes à negritude e ao racismo propostas por nomes como bell hooks (2019), Claudia Rankine (2021), Frantz Fanon (2020), Grada Kilomba (2019) e Ingrid Banks (2000), bem como reflexões acerca do feminino desenvolvidas por pensadoras como Lucía Guerra (1995), Rita Laura Segato (2014) e Sherry Ortner (1979).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio propone una lectura de la novela-ensayo Esse cabelo, de la escritora angoleña Djaimilia Pereira de Almeida. En términos más específicos, se pretende demostrar que la cabellera afro de Mila, personaje-narradora de la obra, puede entenderse como una arena de disputa de cuestiones identitarias que implica una tensión y un tránsito continuo entre los polos fijos del colonizador y el colonizado. Para ello, se discutirán algunas concepciones teóricas sobre la negritud y el racismo propuestas por nombres como bell hooks (2019), Claudia Rankine (2021), Frantz Fanon (2020), Grada Kilomba (2019) e Ingrid Banks (2000), así como reflexiones sobre lo femenino desarrolladas por pensadoras como Lucía Guerra (1995), Rita Laura Segato (2014) y Sherry Ortner (1979).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study proposes a reading of the novel-essay Esse cabelo, by Angolan writer Djaimilia Pereira de Almeida. More specifically, we intend to demonstrate that the afro hair of Mila, the character-narrator of the work, can be understood as an arena of a dispute of identity issues that involves continuous tensioning and transit between the fixed poles of the colonizer and the colonized. To this end, some theoretical conceptions concerning blackness and racism proposed by names such as bell hooks (2019), Claudia Rankine (2021), Frantz Fanon (2020), Grada Kilomba (2019), and Ingrid Banks (2000) will be discussed, as well as reflections about the feminine developed by thinkers such as Lucía Guerra (1995), Rita Laura Segato (2014) and Sherry Ortner (1979).
  • Curiosidade: canal de transgressão em O Nome da Rosa Artigo

    Souza, Laura Silva de; Ribeiro, Helano

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende investigar o vínculo entre interdito e transgressão no romance O Nome da Rosa, de Umberto Eco, buscando demonstrar que essa relação se forma através da dependência. Busca, ainda, analisar a curiosidade como uma das formas pelas quais a transgressão se manifesta frente aos interditos impostos na ficção de Eco, não como uma forma de negá-los, mas de superá-los, potencializando-os. Entende-se que a curiosidade como transgressão é resultado de um primeiro interdito, aquele do riso, sendo analisada tanto quando curiositas quando studiositas. Ainda, compreende-se tais manifestações como excesso, um excesso que leva à morte, ressaltando o seu perigo para o mundo homogêneo. O aporte teórico que embasa este artigo é constituído principalmente pela obra de Georges Bataille, com o apoio de Alberto Manguel e Georges Minois.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pretende investigar el vínculo entre interdicción y transgresión en la novela El Nombre de la Rosa, de Umberto Eco, buscando demostrar que tal relación se da por medio de la dependencia. Busca aún analizar la curiosidad como una forma a través de la cual la transgresión se manifiesta frente a las interdicciones impuestas en la ficción de Eco, no como una manera de negarlas, sino de superarlas potencializándolas. Se entiende que la curiosidad como transgresión resulta de una primera interdicción, aquella de la risa, siendo analizada tanto como curiositas cuanto studiositas. Se comprende, aún, la curiosidad como exceso, un exceso que lleva a la muerte, resaltando su peligro para el mundo homogéneo. El aporte teórico que basa este artículo es constituido principalmente por la obra de Georges Bataille, con el apoyo de Alberto Manguel y Georges Minois.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate the relationship between interdiction and transgression in Umberto Eco’s novel The Name of the Rose, aiming to demonstrate that this link is formed through dependence. The paper also seeks to analyze curiosity as one of the channels through which transgression manifests itself in the face of the bans imposed on Eco's fiction, not as a way of denying them, but of overcoming them by enhancing them. It is understood that curiosity as a transgression is the result of a first interdiction, that of laughter, and it is evaluated as both curiositas and studiositas. This expression is considered, also, as excess, an excess that leads to death and destruction, highlighting the danger to the homogeneous world. The theoretical basis of this article is mainly composed of the works of Georges Bataille, with the support of Alberto Manguel and Georges Minois.
  • No Vale da Alma: o pessoal e o arquetípico em Dias de Abandono, de Elena Ferrante Artigo

    Franco, Gustavo Naves

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma discussão sobre o papel da imagem em diferentes teorias psicológicas a partir de uma leitura do romance Dias de abandono, de Elena Ferrante. Os aspectos míticos e cotidianos da figura da “pobre coitada” [poverella] tal como aparece no texto são abordados em sua ambivalência, considerando tanto a pertinência e as dificuldades de uma abordagem psicanalítica clássica quanto a eventual adequação da teoria dos arquétipos de C. G. Jung para a compreensão do fenômeno no contexto da narrativa. O artigo propõe, então, a psicologia arquetípica de James Hillman, Patricia Berry e Rafael López-Pedraza como a referência teórica mais apropriada para a análise, na medida em que reconhece a dimensão transpessoal e transgeracional da imagem sem submetê-la a uma interpretação estruturalista.

    Resumo em Italiano:

    Riassunto L’articolo propone una discussione sul ruolo dell’immagine in diverse teorie psicologiche partendo da una lettura del romanzo I Giorni dell’abbandono, di Elena Ferrante. Gli aspetti mitici e quotidiani della figura della “poverella”, così come compare nel testo, sono affrontati considerando tanto la pertinenza e le difficoltà di un approccio psicanalitico classico, quanto l’eventuale adeguamento della teoria degli archetipi di C.G. Jung ai fini della comprensione del fenomeno nel contesto della narrativa. L’articolo propone dunque la psicologia archetipica di James Hillman, Patricia Berry e Rafal López-Predaza quale riferimento teorico più appropriato per l’analisi, nella misura in cui riconosce la dimensione transpersonale e transgenerazionale dell’immagine senza sottoporla ad un’interpretazione strutturalista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes a discussion on the role of images in different psychological theories from a reading of the novel The Days of Abandonment, by Elena Ferrante. The mythical and mundane aspects of the figure of the “poor thing” [la poverella] as it appears in the text are approached in their ambivalence, considering both the pertinence of a classical psychoanalytic approach and the adequacy of C. G. Jung's theory of archetypes to understand the phenomenon in the context of the narrative. The article then projects the archetypal psychology of James Hillman, Patricia Berry, and Rafael López-Pedraza as the most appropriate theoretical reference for the analysis, recognizing transpersonal dimension of the image, but without submitting it to a structuralist interpretation.
  • La medicina verdadera y la curación espiritual en la literatura moralizante de fines de la Edad Media Articulo

    Peirats, Anna

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo estuda o leitmotiv do Christus medicus em textos literários medievais tardios. Em todos os casos, a presença de um Cristo médico é evidenciada por exemplos de termos médicos e religiosos; sinais de Cristo como curador da humanidade e taumaturgo, e no reino metafórico, onde Cristo é o bom médico. Nestas páginas, analisaremos a relação estabelecida entre este leitmotiv do Cristo médico e vários fragmentos, através da meditação e reflexão por meio da palavra alegórica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo estudia el leitmotiv del Christus medicus en los textos literarios tardomedievales. En todos los casos, la presencia de un Cristo médico se evidencia a partir de ejemplos de términos médicos y religiosos; signos de Cristo como sanador de la humanidad y taumaturgo, y en el ámbito metafórico, donde Cristo es el auténtico médico. En estas páginas analizaremos la relación que se establece entre este leitmotiv de Cristo como médico y diversos fragmentos, a través de la meditación y la reflexión por medio de la palabra alegórica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article studies the leitmotif of the Christus medicus in late medieval literary texts. In all cases, the presence of a Christ doctor is evidenced from examples of medical and religious terms; signs of Christ as a healer of humanity and thaumaturgist, and in the metaphorical realm, where Christ is the good doctor. In these pages, we will analyse the relationship established between this leitmotif of Christ as a doctor and various fragments, through meditation and reflection by means of the allegorical word.
  • O microconto hispânico dos séculos XX e XXI: uma antologia Resenha

    Capaverde, Tatiana da Silva
  • Palavras dos editores convidados. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo: o experimento intermidiático e multiautoral de Oswald de Andrade (et al.) Dossiê

    Queiroz, João; Fernandes, Ana Luiza
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com