Acessibilidade / Reportar erro

A Independência e uma cultura de história no Brasil1 1 Versões iniciais desta pesquisa foram apresentadas no Instituto de História da PUC-Chile (junho de 2013), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (julho de 2013), no Fórum da revista Almanack, na Universidade Federal de São Paulo (maio de 2014), e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (outubro de 2014), ocasiões em que seus autores puderam aproveitarse enormemente de críticas e sugestões realizadas por Fernando Purcell, Rafael Sagredo, Ana Maria Stuven, Patricio Bernedo, Felipe Del Solar, Barbara Silva, Javiera Müller, Nuno Gonçalo Monteiro, José Luís Cardoso, Roberta Stumpf, Andréa Slemian, Marcelo Vieira Magalhães, Miguel da Cruz, Wilma Peres Costa, André Roberto Machado, Marcelo de Souza Magalhães, Helenice Rocha, Eunícia Barcelos Fernandes, Cristiani Bereta da Silva e Juçara Barbosa de Mello. Nas duas últimas ocasiões, Rebeca Gontijo, Iara Lis Schiavinatto e Ângela de Castro Gomes ofereceram amplas e circunstanciadas resenhas críticas do texto. Sérgio Campos Mattos, Fábio Franzini e Elaine Lourenço se interessaram pelo trabalho desde o início, com ele colaborando de diversas formas. E Jaqueline Lourenço e a direção do Colégio Dante Alighieri (São Paulo) viabilizaram etapas importantes de sua realização. A todos eles, nossos profundos agradecimentos.

The Independence of Brazil and a Culture of History

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma análise preliminar de atitudes e valores que os brasileiros da atualidade nutrem diante de um fato histórico específico - a Independência do Brasil - bem como refletir acerca das relações de tais valores e atitudes com condições acadêmicas de formulação intelectual em torno do fato histórico. A investigação está baseada em livros didáticos, best-sellers, vídeos, filmes e magazines de história, bem como em uma pesquisa de opinião pública. Por fim, o artigo discute a noção de "cultura de história", e como a mesma pode eventualmente pautar valores sociais dos brasileiros em relação ao passado.

Palavras-chave:
Independência; cultura de história; história pública; ensino de história; historiografia

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com