Resumo
A “Sagração e Coroação de D. Pedro I”, assinada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) é certamente uma das pinturas mais célebres do Primeiro Reinado (1822-1831). Apesar de sua significativa veiculação, a partir da reprodução em manuais escolares, em publicações sobre a arte brasileira, permanece, no entanto, desconhecida a história da trajetória social dessa pintura confeccionada em grandes dimensões por Debret, em 1828. Nesse sentido, perseguir a nebulosa história dos trânsitos desse quadro, que cruzou o Atlântico por duas vezes antes de ser instalado de vez no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na década de 1970 - depois de uma longa temporada depositado no interior do Castelo d’Eu, residência da família imperial em tempos de exílio - permite, por meio da consulta nos arquivos brasileiros e franceses, desvelar os meandros que possibilitaram a sua sobrevivência até os dias atuais.
Palavras-chave:
Jean-Baptiste Debret; Coroação de DPedro I; pintura histórica; trajetórias de obras de arte; família imperial no exílio