Acessibilidade / Reportar erro

Sentidos sociais da arte têxtil em patchwork: as mulheres, a natureza e a casa1 1 Este artigo apresenta um recorte dos resultados da pesquisa de pós-doutorado realizado no Museu Paulista, da Universidade de São Paulo, entre 2019 e 2021, sob supervisão de Vânia Carneiro de Carvalho, em sintonia com os eixos expositivos “Passados Imaginados” e “Casas e Coisas”. Agradeço ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia que me possibilitou dedicação exclusiva a essa pesquisa. Sou grata a Universidade de São Paulo e em especial a Vânia Carneiro de Carvalho, que com sua sabedoria e competência me acolheu na supervisão deste trabalho. Também expresso profundo agradecimento a Wagner Vivan e Benigna Rodrigues da Silva, curadores e fundadores do Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo, pelo grande auxílio para a pesquisa de campo. Manifesto ainda imensa gratidão a todas as artistas têxteis do Clube pela concessão prestimosa das entrevistas e generosidade no fornecimento de imagens de suas telas.

Social meanings of patchwork textile art: women, nature and the house

RESUMO

Patchwork é uma arte têxtil com iconografias formadas a partir da costura de pedaços de tecidos sobre telas produzidas por artistas, majoritariamente, mulheres. Em decorrência dessa composição, os temas desta pesquisa englobam o quarteto arte têxtil em patchwork, mulher, natureza e esfera doméstica, categorias estreitamente imbricadas do ponto de vista social e histórico. A ancoragem conceitual do artigo está voltada, essencialmente, para as perspectivas de Jean-Yves Durand, Elaine Hedges, Michel Foucault, Allison Fraiberg, Teri Klassen, Linda Nochlin, Rozsika Parker e Beverly Seaton sobre artes com agulhas, cuidado de si, cultura material, domesticidade, feminilidade, hierarquia, identidades, memória, maternidade, subserviência e autonomia. De cunho metodológico qualitativo, o recorte empírico são as artistas do Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo, cujas entrevistas e repertório de imagens das suas telas têxteis possibilitaram uma compreensão mais ampla sobre os significados sociais e culturais representados em suas obras. Dois eixos seminais compõem os achados da análise empírica: (1) estética social das flores e jardins e (2) significados da casa a partir de reminiscências sobre a infância. As reflexões conceituais entrecruzadas às trajetórias de vida e às expressões pictóricas das telas de patchwork das artistas do Clube permitiram apreender elementos sobre o lugar e os sentidos da arte têxtil e da mulher artista no cenário contemporâneo brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE:
Arte têxtil; Patchwork; Artefato cultural; Mulher; Casa; Natureza

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br