Acessibilidade / Reportar erro

A alegoria da paisagem cultural brasileira1 1 O texto resulta da discussão fomentada ao longo da disciplina Tópicos Avançados da Conservação Integrada do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco, organizada pelos autores do presente texto e ministrada pelos professores Ana Rita Sá Carneiro e Tomás Lapa, com a participação de palestrantes convidados, no segundo semestre de 2021. Este texto busca condensar as questões debatidas ao longo dos encontros, desdobrando-as e ampliando a discussão.

The allegory of the Brazilian cultural landscape

RESUMO

O texto discute a proteção da paisagem cultural brasileira levando em conta a intenção de regulamentação de um instrumento de preservação patrimonial e as implicações conceituais da paisagem como patrimônio cultural. Toma-se como pontos de inflexão a suspensão do instrumento da chancela da Paisagem Cultural Brasileira em 2014, bem como o reconhecimento de quatro paisagens culturais do Brasil pela Unesco entre 2012 e 2021, quando este instrumento ainda está em discussão no âmbito do órgão nacional de preservação patrimonial. Neste sentido, o texto propõe uma reflexão crítica sobre o instrumento da paisagem cultural brasileira no campo do patrimônio cultural, ao lado das raízes que formam a cultura brasileira, questão associada ao contexto mais amplo que atravessa a formação nacional e, consequentemente, a regulamentação das políticas de preservação do patrimônio no Brasil. A crítica almeja atrelar a paisagem cultural brasileira àquela que emerge da luta e da resistência do povo brasileiro, portanto, a uma paisagem mestiça, que precisa ser assimilada numa perspectiva inclusiva de todos os sujeitos.

PALAVRAS-CHAVE:
Paisagem; Paisagem Cultural; Patrimônio Cultural; Iphan

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br