Acessibilidade / Reportar erro

Da fotografia à cultura visual: Arquivo Fotográfico e práticas de preservação do Iphan1 1 Este artigo é uma versão revisada do trabalho Cultura visual e ciência: arquivo fotográfico e as práticas de preservação do Iphan, apresentado no simpósio temático Documentos e arquivos da História da Arquitetura e da Cidade: problemas e métodos, realizado durante o III Enanparq (2014).

RESUMO

O arquivo fotográfico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como instituição de saber científico ligada à arquitetura e ao urbanismo, tem aqui um lugar de reflexão fundamental para a compreensão das práticas de preservação e restauro desenvolvidas pelo próprio instituto. Parte-se do princípio de que um arquivo é o próprio futuro da história, uma vez que é ali onde pesquisadores podem ter acesso ao passado ou, mais precisamente, a uma ideia de passado projetada para o futuro. Mediante um trabalho crítico e investigativo quanto à própria natureza desse arquivo, organizado essencialmente por meio de documentos fotográficos, este artigo pretende apresentar algumas das estratégias do Iphan na operacionalização e projeto de uma história para si, de uma história para a cultura brasileira. Este enfoque busca sinalizar certas questões e possíveis abordagens da cultura visual na sua relação com a historiografia da arquitetura e do patrimônio.

PALAVRAS-CHAVE:
Cultura Visual; Fotografia; Patrimônio; Arquitetura.

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br