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Robert Chester Smith no Brasil: arte colonial e iconografia nas viagens de 1936 e 1947 1 1 O artigo é fruto da tese de doutorado intitulada “Robert Chester Smith e o colonial na modernidade brasileira”, defendida em 2018 no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. A pesquisa foi desenvolvida com apoio do CNPQ - Processo nº 140533/2013-3

Robert Chester Smith in Brazil: a field art history

RESUMO

Na primeira metade do século XX, houve uma convergência de interesses para a temática colonial, especificamente para a arte e arquitetura colonial brasileira, oriundas de diferentes países, como Estados Unidos, Portugal e Brasil. Dentre os inúmeros sujeitos, intelectuais e pesquisadores envolvidos, utilizo como fio condutor o historiador da arte Robert Chester Smith, que transitou entre os três países mencionados. O objetivo deste artigo é perceber como o projeto de catalogar e inventariar a arte e arquitetura colonial brasileira dialoga com o projeto para o patrimônio nacional. Discute-se a atuação de Robert Chester Smith em diversas cidades brasileiras, percorridas durante as viagens de 1937 e 1946. As viagens foram uma maneira de o historiador especializar-se em sua área de estudos por meio de pesquisas de campo, além de atender aos interesses culturais e políticos de instituições financiadoras de suas pesquisas. A bibliografia produzida no período que vai de 1937, ano de sua primeira visita ao Brasil, até 1946, ano de sua segunda visita, será interpretada pelos vieses cidades visitadas, tempo de estadia, instituições de apoio etc., e do ponto de vista teórico e metodológico, dos autores com os quais dialogou, os temas e arquivos pesquisados e fontes utilizadas.

PALAVRAS-CHAVE:
Robert Chester Smith; Arte colonial brasileira; Iconografia

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