Acessibilidade / Reportar erro

Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material 1 1 Esta pesquisa foi realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), dentro do Projeto Temático "Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O ciclo curatorial e a produção de conhecimento" (Processo nº 2017/07366-1).

RESUMO

Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a documentação de procedência da obra, fontes críticas de abordagem da pintura de Modigliani, com as análises técnico-científicas físico-químicas e de imageamento, foi possível reavaliá-la na articulação entre sua materialidade e sua composição, bem como lançar nova luz sobre sua recepção pela crítica dos anos 1950, quando ela chegou ao Brasil e circulou no contexto internacional por meio de publicações e exposições, já como parte de uma coleção brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:
Amedeo Modigliani; Pintura moderna; História técnica da arte; Técnicas analíticas

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br