Acessibilidade / Reportar erro

A exposição como múltiplo: lições de uma mostra norte-americana em São Paulo, 19471 1 . A primeira versão deste ensaio foi desenvolvida no âmbito do Projeto Temático da FAPESP, denominado Lugares e modos críticos da arte contemporânea nos museus (2005-2009) e foi apresentada no XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte em outubro de 2010. Esta é uma versão revista e ampliada que parte de novos pressupostos, utiliza fontes complementares e propõe outros parâmetros de análise.

Exhibiting copies: learning from a North-American show in São Paulo, 1947

No ano de 1947, a Biblioteca Municipal de São Paulo apresentou a exposição Fotografia Artística preparada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com consultoria técnica de Andreas Feininger. Tratava-se de uma mostra didática de reproduções fotográficas impressas em painéis, acompanhadas de textos, que reunia imagens de autoria de fotógrafos como Erich Salomon, Ansel Adams e Henri Cartier-Bresson, entre outros. Originalmente denominada Creative Photography foi produzida como múltiplo para que pudesse ser comercializada e exibida simultaneamente em diversas localidades. Este artigo visa analisar a mostra Fotografia Artística, buscando situá-la em meio às profundas transformações culturais do segundo pós-guerra, particularmente em relação às ações culturais norte-americanas realizadas no Brasil no período, às tratativas para a criação dos primeiros museus modernos no país e ao uso das técnicas de reprodutibilidade fotográfica no campo da arte.

Fotografia artística; Biblioteca Municipal de São Paulo; Museu de Arte Moderna de Nova York; Exposição didática; Andreas Feininger; Fotografia criativa


Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br