Acessibilidade / Reportar erro

O futuro do presente: acervos fotográficos diante do horizonte digital

DEBATES

O futuro do presente: acervos fotográficos diante do horizonte digital

Ricardo Mendes1 1 Ricardo Mendes é pesquisador em História da Fotografia,doutorando em História Social pela FFLCHUSP e coordenador do site FotoPlus ( http://www.fotoplus.com/database). Atua desde 1985 no Centro Cultural São Paulo, na Divisão de Pesquisas, como coordenador da Equipe Técnica de Pesquisas em Fotografia.Sobre os temas da interface arte e fotografia e a historiografia brasileira,publicou os ensaios: Para que servem as coleções (fotográficas)? In:Fotografias no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo,MAM-SP, 2002 e Once upon a time: uma história da História da Fotografia brasileira.Anais do Museu Paulista, Museu Paulista-SP, 2004.Participa ainda, entre outras, nas seguintes publicações: São Paulo de Lévi- Strauss Cia.das Letras,São Paulo, 1996, Imagens de São Paulo: Gaensly no acervo da Light (1899- 1925), pela FPHESP, 2001, Retratos do imaginário de São Paulo:fotógrafos e personagens, Formarte, 2001 e São Paulo anos 20: andar, vagar, perder-se, Melhoramentos, 2003.

Centro Cultural São Paulo/ Divisão de Pesquisas

RESUMO

O cotidiano de trabalho de técnicos, pesquisadores e consulentes nos principais acervos fotográficos brasileiros nos últimos 10 anos vem se modificando, em ritmo desigual, com alterações profundas causadas por uma revitalização ampla de recursos humanos e técnicos, que cria lentamente um contexto novo de ação. O presente ensaio procura estimular a reflexão e debate sobre as implicações e desdobramentos desse processo enfocando um aspecto em particular: a introdução do gerenciamento de dados informatizado e a presença da imagem digital.

Palavras-chave: Fotografia. Imagem digital. Informatização de acervos. Gerenciamento de dados iconográficos. Banco de dados iconográficos. Interfaces de busca.

ABSTRACT

In the last 10 years, the daily routine of technicians, researchers and consultants in the main photographic collections in Brazil has been changing, at unequal pace, bringing deep transformations caused by the wide revitalization of human resources and technicians, which slowly builds up a new context for action. The present essay seeks to stimulate the reflection and debate about the implications and developments of this process, focusing on one particular aspect: the introduction of digitalized data management and the presence of the digital image.

Keywords: Photography. Digital Image. Digitalisation of Collections. Managing Iconographic Data. Iconographic Database. Search Interfaces.

Artigo apresentado em 06/2004.

Aprovado em 08/2004.

  • 1
    Ricardo Mendes é pesquisador em História da Fotografia,doutorando em História Social pela FFLCHUSP e coordenador do site FotoPlus (
    http://www.fotoplus.com/database). Atua desde 1985 no Centro Cultural São Paulo, na Divisão de Pesquisas, como coordenador da Equipe Técnica de Pesquisas em Fotografia.Sobre os temas da interface arte e fotografia e a historiografia brasileira,publicou os ensaios: Para que servem as coleções (fotográficas)? In:Fotografias no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo,MAM-SP, 2002 e Once upon a time: uma história da História da Fotografia brasileira.Anais do Museu Paulista, Museu Paulista-SP, 2004.Participa ainda, entre outras, nas seguintes publicações: São Paulo de Lévi- Strauss Cia.das Letras,São Paulo, 1996, Imagens de São Paulo: Gaensly no acervo da Light (1899- 1925), pela FPHESP, 2001, Retratos do imaginário de São Paulo:fotógrafos e personagens, Formarte, 2001 e São Paulo anos 20: andar, vagar, perder-se, Melhoramentos, 2003.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2004
    Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: anaismp@usp.br