Acessibilidade / Reportar erro

Figurações da cidade: um olhar para a literatura como fonte da história urbana1 1 Versões parciais deste artigo foram apresentadas no III Encontro Nacional de Pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo – Enanparq (São Paulo, 2014) e no XXVIII Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História – Anpuh (Florianópolis, 2015). Agradeço a Paulo Garcez, Denilson Botelho, Adriano Duarte e Joana Mello, cujos comentários nas duas mesas auxiliaram no desenvolvimento das questões aqui tratadas.

RESUMO

Nota-se nas últimas décadas um interesse renovado pelas possíveis conexões entre a história e a literatura. Contudo, os rendimentos dessa ligação continuam sendo em grande medida um desafio. Do ponto de vista de uma história urbana, a incorporação de gêneros literários e discursos não especializados ao acervo de fontes tradicionais, além de ampliar o catálogo documental mobilizado, também tem contribuído para a consolidação de um subcampo, a história cultural urbana, cuja perspectiva analítica modifica os modos de compreensão do artefato urbano. Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades do uso da literatura como fonte para a história urbana, e a faz a partir de três entradas. Inicialmente, apresenta um comentário sobre duas obras hoje clássicas que tangenciam o tema. Em seguida, busca recuperar algumas referências dentro do campo da história da cidade no Brasil. Por último, reflete sobre três incursões da autora na temática em questão, com o intuito de apresentar algumas conclusões parciais que apontem um caminho de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE:
História urbana; Literatura; Cidade; Historiografia

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br