Acessibilidade / Reportar erro

A Carta do Levantamento Arquitetônico: leitura comentada e estado da arte de uma disciplina contemporânea 1 1 O presente artigo foi elaborado a partir de nossa dissertação de mestrado, intitulada Levantamento arquitetônico: prática antiga, disciplina contemporânea, sob orientação da Profa. Dra. Beatriz M. Kühl, defendido em março de 2021 na FAUUSP. Cf. Saviane (2021).

Carta del rilievo: commented reading and state of the art of a contemporary discipline

RESUMO

Mensurar, registrar, representar, enfim… documentar o espaço existente (antropizado ou não) se configura como um interesse estratégico muito sedimentado na cultura ocidental. Já em contexto moderno, em grande medida, a partir do século XIX, essas práticas acabaram adquirindo uma ramificação específica para a arquitetura, sofrendo notória influência de “interesses preservacionistas”, mesmo se compreendidos de maneira difusa. Talvez, como resultado desse processo, a documentação arquitetônica ainda seja vista, por vezes, como prática subsidiária da disciplina da restauração. Contudo, uma abordagem aprofundada sobre esse tema pode revelar um desenvolvimento científico específico, com relativa independência disciplinar, que merece ser analisado com a seguinte finalidade: proporcionar a melhor utilização de uma importante ferramenta para o campo da preservação como um todo, ou seja, não apenas como subsídio a trabalhos diretamente envolvidos com o restauro arquitetônico, mas também para as disciplinas da história e arqueologia e seus congêneres vinculados à arquitetura (como história da arquitetura e arqueologia da arquitetura). Nesse sentido, o presente artigo procura subsidiar uma contextualização precisa, em que são examinados alguns desenvolvimentos recentes da temática, abordados a partir da Carta do levantamento arquitetônico, documento internacional de referência, para o qual apresentamos uma tradução diretamente do italiano, trazida originariamente em nossa dissertação de mestrado e aqui comentada à luz da produção bibliográfica. A limite, nossa investigação almeja contribuir para pacificar a compreensão de um aspecto ainda pouco discutido no contexto brasileiro: afinal, o levantamento arquitetônico se constitui enquanto prática ou disciplina?

PALAVRAS-CHAVE:
Levantamento arquitetônico; Documentação arquitetônica; Carta do levantamento arquitetônico ; Carta del rilievo

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br