Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de reprodutibilidade e segurança de um novo algoritmo de tratamento das lesões cervicais altas

RESUMO

Avaliamos a reprodutibilidade e segurança do algoritmo Upper Cervical Spine Injuries Treatment Algorithm (UCITA) recém proposto para a escolha do tratamento das lesões traumáticas da junção crânio-cervical.

Métodos

Trinta casos previamente tratados de acordo com o algoritmo foram apresentados a quatro cirurgiões de coluna, sendo questionada a conduta pessoal dos mesmos e a conduta segundo a aplicação do algoritmo. Após 4 semanas, foram refeitas as mesmas perguntas para avaliar a reprodutibilidade (intra e interobservador) do algoritmo, através do índice estatístico “Kappa”.

Resultados

A reprodutibilidade da conduta com o uso do algoritmo foi superior a reprodutibilidade da conduta pessoal dos cirurgiões. Com o uso do UCITA, a concordância do tratamento realmente efetivado foi encontrada em mais de 89% dos casos.

Conclusão

O uso do UCITA foi seguro e reprodutível, podendo ser usado como ferramenta auxiliar na tomada de decisão entre tratamento cirúrgico versus conservador dos traumatismos da junção crâniocervical.

traumatismos da coluna vertebral; traumatismos da medula espinal; terapêutica; classificação

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org