Acessibilidade / Reportar erro

O efeito do treinamento resistido sobre sintomas de ansiedade e qualidade de vida em idosos com doença de Parkinson's: ensaio randomizado controlado

RESUMO

Objetivo:

avaliar os efeitos do treinamento resistido nos sintomas de ansiedade e na qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson.

Métodos:

Trinta e cinco pacientes idosos foram divididos randomicamente em dois grupos: 17 indivíduos no grupo controle e 18 no grupo de intervenção. Todos os sujeitos mantiveram o tratamento farmacológico padrão para a doença de Parkinson, mas o grupo de intervenção participou de um programa de treinamento resistido de 24 semanas. Os sintomas de ansiedade foram avaliados através do inventário de ansiedade de Beck e a qualidade de vida pelo questionário da doença de Parkinson-39.

Resultados:

Houve redução significativa no nível de ansiedade e melhora da qualidade de vida após 24 semanas de treinamento resistido.

Conclusão:

Os resultados do presente estudo indicam que o treinamento resistido é uma intervenção efetiva na redução dos sintomas de ansiedade e melhora a qualidade de vida em idosos com doença de Parkinson.

Palavras-chave:
treinamento resistido; ansiedade; doença de Parkinson; ensaio randomizado controlado

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org