Acessibilidade / Reportar erro

Fenômeno Tumarkin-like como sinal de sucesso terapêutico na vertigem posicional paroxística benigna

RESUMO

Objetivo:

Descrever uma reação incomum dos pacientes às manobras utilizadas no tratamento da vertigem posicional paroxística benigna do canal posterior (VPPB-CP), a qual denominamos de fenômeno Tumarkin-like.

Métodos:

Em uma clínica privada, 221 pacientes ambulatoriais foram diagnosticados e tratados para VPPB-CP. O tratamento consistiu em realizar as manobras de Epley ou de Semont. Ao término da manobra, ao serem colocados na posição sentado, as reações dos pacientes foram filmadas.

Resultados:

Trinta e três pacientes apresentaram o fenômeno de Tumarkin-like, descrito como uma sensação súbita de ser jogado no chão. O acompanhamento mostrou que todos eles permaneceram sem sintomas de VPPB até pelo menos 72 horas após as manobras.

Conclusão:

A ocorrência do fenômeno Tumarkin-like no final das manobras de Epley e Semont para VPPB-CP pode estar associado ao sucesso terapêutico.

Palavras-chave:
vertigem posicional paroxística benigna; canal semicircular posterior; canalitíase; litíase vestibular; tratamento

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org