Acessibilidade / Reportar erro

Estímulos acústico-ópticos para promover efeito de arrastamento de frequência coerente de 40 Hz

Resumo

Antecedentes

A pesquisa mostrou que uma frequência fundamental de 40 Hz em oscilação neural contínua é indicativa de atividade cerebral normal. Em pacientes com doença de Alzheimer (DA), essas oscilações desaparecem ou são significativamente interrompidas. A pesquisa também indicou que os impactos degenerativos da DA em camundongos foram mitigados pela sincronização da estimulação acústico-óptica (EAO) de 40 Hz.

Objetivo

Examinar o impacto do emprego de uma intervenção EAO de 40 Hz na indução de um arrastamento substancial de frequência de 40 Hz e na melhoria do desempenho da memória de trabalho entre uma amostra de jovens com boa saúde. Conduzimos uma análise de potenciais relacionados a eventos (PREs) derivados de dados de eletroencefalograma (EEG) após a apresentação de EAO.

Métodos

Recrutamos 20 voluntários saudáveis (idade média: 25 anos; 8 mulheres). Após a administração de vários estímulos, incluindo nenhum estímulo, EAO de 40 Hz, ruído rosa e estímulos acústicos (EA) de 40 Hz, os participantes foram obrigados a completar uma tarefa de memória de trabalho. Um total de 62 eletrodos foram utilizados para registrar dados de EEG, que foram posteriormente analisados. para investigar o impacto do AOS na atividade da memória de trabalho. Também pretendemos determinar se o AOS leva a um arrastamento de frequência de 40 Hz mais pronunciado.

Resultados

Após a administração de AOS, foi observado um aumento notável na potência de 40 Hz de áreas cerebrais pertinentes, acompanhado por uma melhoria substancial no desempenho dos sujeitos em testes de memória de trabalho subsequentes à estimulação.

Conclusão

Os resultados estabelecem inequivocamente a eficácia do uso do AOS para melhorar a potência de 40 Hz e a memória de trabalho.

Palvras-chave
Doença de Alzheimer; Eletroencefalografia; Memória de Curto Prazo

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org