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A prevalência da discalculia do desenvolvimento no sistema publico de educação brasileiro

RESUMO

Este estudo teve como objetivo avaliar crianças da rede pública no final da 1a etapa do ciclo fundamental; com um protocolo aplicado em forma de atividade surpresa em 28 escolas públicas, concomitantemente a uma prova de escrita: Das 2893 crianças avaliadas, 687 tiveram rendimento abaixo de 58 pontos, 184 foram excluídas por mudança de domicilio ou por falta de consentimento; 503 submetidas a um teste de avaliação intelectual e de leitura, 71 consideradas intelectualmente deficientes foram excluídas do estudo. 226 (7,8%) sabiam ler e escrever e intelectualmente normais, preenchendo os critérios para o diagnóstico de discalculia do desenvolvimento (DD), 98 do sexo feminino e 128 masculinos. Fatores que mais influenciaram na prevalência da DD foram os níveis socioeconômicos do bairro da escola, nível de escolaridade dos pais e sexo masculino, demonstrados pela Odds Ratio e Analise de regressão logística múltipla. Mais estudos devem ser realizados para que políticas educacionais sejam tomadas.

discalculia; epidemiologia; prevalência; crianças; nível socioeconômico; analises multivariadas

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