Acessibilidade / Reportar erro

Fraqueza muscular representa o principal fator limitante da marcha, independência funcional e qualidade de vida de pacientes com mielopatia associada ao HTLV-1

RESUMO

Mielopatia associada ao HTLV-1 é uma doença inflamatória, incapacitante e progressiva que acomete o sistema nervoso central.

Objetivo

Identificar e quantificar os principais músculos comprometidos pela fraqueza e espasticidade, o impacto na capacidade funcional e na qualidade de vida dos pacientes com mielopatia associada ao HTLV-1.

Método

Força muscular ( Medical Research Council), espasticidade (escala Ashworth modificada), atividades de vida diária (Índice de Barthel) e qualidade de vida ( Short-Form Health Survey-36) foram avaliados em 26 pacientes .

Resultados

Os principais músculos comprometidos pela fraqueza incluíram os flexores dorsais e flexores do joelho. A espasticidade predominou nos músculos adutores do quadril e nos flexores plantares. Assistência para locomoção, dependência mínima nas atividades diárias, limitações na capacidade funcional e os aspectos físicos representaram os achados mais frequentes.

Conclusão

Dificuldade de deambulação, dependência funcional e prejuízo na qualidade de vida foram as principais consequências da intensa fraqueza muscular nos pacientes com mielopatia associada ao HTLV-1.

HAM/TSP; avaliação funcional; marcha; qualidade de vida

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org