Acessibilidade / Reportar erro

Imagem por tensor de difusão em indivíduos com mutação do gene da doença de Huntington

RESUMO

Objetivo

Avaliar o envolvimento da substância branca (SB) cerebral em indivíduos com mutação do gene da huntingtina.

Métodos

Foram avaliados 34 indivíduos: 11 com mutação do gene da huntingtina sintomática, 12 assintomáticos com mutação do gene da huntingtina e 11 indivíduos controles. Realizamos ressonância magnética cerebral para avaliar a integridade da SB usando o tensor de difusão (DTI), com medição da anisotrofia fracionada (FA).

Resultados

Observamos uma diminuição da FA no trato corticoespinhal, coroa radiada, corpo caloso (joelho, corpo e esplênio), cápsula externa, radiações talâmicas, fascículo longitudinal superior e inferior, e fascículo frontal-occipital inferior no grupo dos indivíduos com mutação sintomática. A redução da FA é indicativa de processo degenerativo e perda axonal. Não houve diferença estatística entre os grupos controle e pré-sintomático.

Conclusão

Houve comprometimento da integridade da SB em indivíduos com mutação no gene da Huntingtina sintomática, mas outros estudos são necessários para avaliar a sua utilidade na progressão do processo neurodegenerativo.

doença de Huntington; biomarcadores; neuroimagem

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org