Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da linguagem em pacientes afásicos com baixa escolaridade: o impacto da lesão neurológica pode ser discriminado da baixa escolaridade?

RESUMO

Antecedentes: Os testes de linguagem são importantes para a avaliação e o acompanhamento de pacientes afásicos. Apesar disso, a avaliação de linguagem em indivíduos com baixa escolaridade ainda é um desafio. Objetivo: Investigar se a avaliação formal da afasia é capaz de diferenciar o efeito da lesão neurológica versus o efeito da baixa escolaridade em pacientes afásicos, acometidos por acidente vascular cerebral (AVC). Métodos: A amostra foi composta de um grupo de 30 sujeitos afásicos (AG) e um grupo controle (CG) de 36 indivíduos, todos com um a quatro anos de escolaridade. A Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem foi administrada a todos os participantes. Resultados: Das 20 tarefas analisadas, 19 apresentaram diferenças significativas entre os grupos. Conclusões: Os resultados sugerem que procedimentos formais de avaliação são capazes de identificar as alterações linguísticas ocasionadas por um AVC, também em pacientes com baixa escolaridade.

Palavras-chave:
Afasia; Linguagem; Educação

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org