Acessibilidade / Reportar erro

Bioflavonoide exerce efeitos analgésicos e antiinflamatórios via canal receptor do potencial transitório 1 em um modelo de rato

Resumo

Antecedentes

A dor é uma sensação desconfortável no corpo. Kaempferol é um flavonoide com efeitos antinociceptivos. Canais receptores de potencial transitório têm sido caracterizados no sistema sensorial.

Objetivo

Este estudo avaliou o efeito antinociceptivo central do kaempferol e os possíveis mecanismos de ação do TRPV1.

Métodos

Capsaicina como agonista de TRPV (5 μg/μL, intracerebroventricular [ICV]) e capsazepina como seu antagonista (10 μg/μL, icv) foram usados para testar o efeito analgésico do kaempferol (1,5 mg, ICV). A morfina (10 μg, ICV) foi usada como controle positivo. Os outros grupos foram tratados com uma combinação de kaempferol e capsaicina, kaempferol e capsazepina e capsaicina e capsazepina. A cânula foi implantada na área cerebroventricular. Os testes de movimento de cauda, ácido acético e formalina foram usados para avaliar a atividade analgésica. Para avaliação do efeito anti-inflamatório, foi utilizado o edema de pata de rato induzido por formalina.

Resultados

Kaempferol diminuiu significativamente a dor nos modelos de dor aguda, incluindo o movimento da cauda e a primeira fase do teste de formalina. Na fase tardia do teste da formalina, como modelo válido de nocicepção, a capsazepina inibiu o efeito antinociceptivo do kaempferol.

Conclusões

Kaempferol tem efeito analgésico no modelo de dor aguda e pode afetar a dor inflamatória. Além disso, o canal TRPV1 desempenha um papel na atividade antinociceptiva do kaempferol.

Palavras-chave:
Analgesia; Canal de cátion TRPA1; Ratos; Flavonoides

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org