Nos poucos estudos acerca do desenvolvimento da criança após o acidente vascular cerebral (AVC) são descritos problemas como rebaixamento intelectual, dificuldades na capacidade lingüística, viso-motora, na organização e integração espacial. Neste estudo fizeram parte 28 crianças, sendo 14 pertencentes ao grupo experimental (GE) com diagnóstico clínico e de imagem de AVC isquêmico. Outras 14 crianças sem história de AVC que formaram o grupo controle (GC). O protocolo de investigação neuropsicológica constou de teste de inteligência, teste de coordenação viso-motor, desenho da figura humana, bateria de funções corticais e prontuário médico das crianças do GE. A análise dos resultados deste estudo mostrou que os melhores desempenhos após o AVC, estão relacionados ao menor tempo de recuperação funcional; houve desempenho superior do GC sobre o GE em todos os instrumentos utilizados, nas áreas cognitiva, perceptual e motora. Constatou-se ainda que o AVC pode levar a rebaixamento intelectual, quando ocorre um quadro de repetição do insulto vascular.
doença cerebrovascular; infância; avaliação neuropsicológica