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Crescimento e desempenho acadêmico em escolares brasileiros: retardo no crescimento interfere com a matemática mas não com a leitura e a escrita

OBJETIVO: Examinar o efeito do crescimento no desempenho acadêmico e a associação entre crescimento e competência acadêmica. MÉTODO: A estatura de 722 escolares da rede pública de Niterói foi medida através de procedimentos padronizados e escores padronizados da estatura para a idade (HAZ) foram calculados com base em referência internacional. O desempenho acadêmico foi avaliado através de uma adaptação do Wide Range Achievement Test (WRAT3) composto de leitura, aritmética e ditado. RESULTADOS: Crianças com HAZs mais elevados apresentaram um desempenho melhor do que crianças com HAZs mais baixos somente na aritmética. Este achado foi confirmado por uma análise de modelo de regressão múltipla dos dados. Ademais, somente o rendimento em aritmética mostrou uma associação positiva com HAZ. CONCLUSÃO: Os resultados indicam que o retardo no crescimento impacta especificamente no desenvolvimento de competência em matemática e são consistentes com um modelo de influências durante o curso da vida que inclui efeitos de latência, cumulativos e de trajetória.

crescimento; desempenho acadêmico; competência em matemática; desenvolvimento cognitivo; neurocomportamento


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