Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome das pernas inquietas em doença de Parkinson e aumento do risco cardiovascular

RESUMO

Síndrome das pernas inquietas é um distúrbio comumente encontrado em pacientes com doença de Parkinson (DP), havendo descrições para ambas as condições de prejuízos na transmissão dopaminérgica no sistema nervoso central. Estudos prévios em populações diversas indicam associação entre a presença da síndrome e aumento do risco cardiovascular, não havendo, até o momento, pesquisas consistentes a respeito desta associação em DP.

Objetivo:

Analisar a influência da síndrome das pernas inquietas no risco cardiovascular em pacientes com DP.

Métodos:

Foram revisados prontuários de 202 pacientes com diagnóstico de DP e verificada a presença de síndrome das pernas inquietas, comorbidades cardiovasculares, aferições de pressão arterial, lipidograma e escore de Framingham.

Resultados:

Valores maiores e estatisticamente significativos de colesterol total foram encontrados para o grupo com pernas inquietas (média de 216.6 mg/dL), assim como para colesterol LDL (média de 145 mg/dL). Não foi encontrada diferença estatística entre os demais fatores.

Conclusões:

Pacientes com DP e síndrome das pernas inquietas têm maior prevalência de dislipidemia do que pacientes sem a síndrome, o que sugere correlação entre síndrome das pernas inquietas e hiperlipidemia. É posto em prova o substrato dopaminérgico como principal na gênese da síndrome, uma vez que, mesmo sob o uso de agonistas dopaminérgicos por ambos os grupos, foi possível observar diferenças entre os estratos. Gerada a hipótese da real interferência do tratamento da síndrome como fator de proteção para o risco cardiovascular.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; síndrome das pernas inquietas; doenças cardiovasculares; dislipidemias

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org