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Saúde mental de crianças e adolescentes com epilepsia: análise de fatores clínicos e neuropsicológicos

A epilepsia compromete o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais e representa um risco para comorbidade psiquiátrica.

Objetivo:

Comparar sintomas psicopatológicos em crianças com epilepsia e um grupo saudável, e correlacionar os resultados com variáveis neuropsicológicas e clínicas.

Método:

Quarenta e cinco crianças com epilepsia idiopática e sessenta e cinco controles saudáveis foram submetidos à avaliação neuropsicológica e seus cuidadores responderam a um questionário de psicopatologia (Child Behavior Checklist – CBCL).

Resultados:

Houve diferenças significativas no CBCL, com piores resultados principalmente para pacientes com epilepsia. Não houve associação significativa entre os resultados e duração da doença ou número de drogas antiepilépticas. Houve relação positiva entre quociente de inteligência e CBCL em itens como tempo cognitivo lento, comportamento agressivo, problemas de atenção e atividades e uma relação negativa entre o desempenho acadêmico e conduta e comportamento de quebras de regra.

Conclusão:

Crianças com epilepsia apresentaram piores resultados em psicopatologia, com certas variáveis psicopatológicas relacionadas ao perfil cognitivo, mas sem relação com variáveis clínicas.

epilepsia; crianças; adolescentes; neuropsicologia; psicopatologia; saúde mental


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