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Relevância da individualidade do paciente na avaliação e tratamento de afasia: relato do caso

Na literatura relativa à neuropsicologia da linguagem prevalece como modelo de investigação a adoção de testes destinados à avaliação normatizada de indivíduos afásicos, o que permite uma análise padronizada e subsequentemente a classificação do sujeito de acordo com as tipologias afasiológicas clássicas. Neste contexto, tais dados estão sendo considerados à luz do critério atualmente vigente, que propõe uma distinção estritamente quantitativa entre o desempenho linguístico "normal" e o "patológico". Neste estudo desenvolvemos abordagem metodológica para avaliação e tratamento de sujeitos afásicos com o intuito de priorizar suas condições sócio-culturais, incorporando assim ao critério convencional um aspecto eminentemente qualitativo. Ainda que o objeto do estudo seja a metodologia apresentada, os resultados obtidos indicam a importância de debate em tomo de reavaliação do que se considera presentemente como critério de "normalidade" para análise dos processos cognitivos, e em particular da linguagem.

testes neuropsicológicos; afasia; reabilitação em afasias; afasia de condução


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