RESUMO
O conceito ‘Tempo é Cérebro “tem sido um grande foco na Campanha Mundial de conscientização sobre AVC.
Objetivo
Nós descrevemos experiência com Hackathon (junção das palavras hack+marathon) , um evento de 24 horas voltado a desenvolvimento de inovação tecnológica, centrada em torno de detecção de AVC.
Método
O Hackathon aconteceu durante o congresso da Associação de Estudante Brasileiros no Exterior (BRASA), envolvendo estudantes de engenharia e disciplinas tecnológicas.
Resultados
Quatro equipes completaram o desafio, duas optaram pelo desafio sobre AVC, uma propôs a detecção usando um sensor Fit-Bit e um telefone móvel para detecção e contato com a emergência. A outra equipe desenvolveu um jogo para as crianças detectarem AVC.
Conclusão
Hackathon pode focar a atenção em inovações e oportunidades de melhorias como um adicional a Campanha Mundial contra AVC, bem como em outras campanhas de conscientização para outras doenças ou problemas sociais.
AVC; inovação; hackathon; campanha de conscientização