Acessibilidade / Reportar erro

Questionário da Equipe de Dor Orofacial (EDOF-HC) na avaliação e diagnóstico da dor orofacial

RESUMO

Introdução:

Instrumentos diagnósticos são necessários para a anamnese e exame da dor orofacial, auxiliando na identificação das causas potenciais de dor.

Objetivo:

Avaliar o Questionário da Equipe de Dor Orofacial (EDOF-HC) na abordagem e diagnóstico da dor orofacial.

Métodos:

Ao todo, 142 pacientes foram avaliados e classificados de acordo com os critérios da Sociedade Internacional de Cefaleias e da Associação Internacional para o Estudo da Dor. Todos foram avaliados com o questionário EDOF-HC, que consiste na anamnese orofacial e médica, além do exame físico orofacial. Os dados foram analisados estatisticamente com os testes qui-quadrado com correção de Bonferroni, ANOVA de um fator e post hoc de Tukey, além dos métodos de classificação em cluster e árvore decisória.

Resultados:

Houve diferenças entre os diagnósticos quanto aos descritores da dor, dor na abertura bucal máxima, número de pontos-gatilho mastigatórios e história prévia de cirurgia, o que esteve de acordo com a classificação nos diagnósticos de neuralgia do trigêmeo, síndrome da ardência bucal, disfunção temporomandibular e dor neuropática pós-traumática trigeminal.

Conclusões:

O Questionário da Equipe de Dor Orofacial (EDOF-HC) mostrou ser um instrumento de apoio para a avaliação da dor orofacial, útil na coleta de dados de anamnese e exame clínico dos pacientes, observando os principais sinais e sintomas relacionados aos critérios diagnósticos das condições orofaciais dolorosas mais comuns. Também é útil na avaliação de comorbidades locais e sistêmicas e contribui para o diagnóstico de condições que dependem em critérios de exclusão.

Palavras-chave:
Neuralgia; Dor Facial; Neuralgia do Trigêmeo; Transtornos da Articulação Temporomandibular; Diagnóstico; Questionário

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org