Acessibilidade / Reportar erro

Índice de concordância entre neurocirurgiões e radiologistas na interpretação de tomografias de crânio na emergência

O poder de interpretação na análise de tomografias de crânio (TCC) entre neurocirurgiões e radiologistas tem sido pouco estudada. O objetivo deste estudo é avaliar as taxas de concordância na interpretação de TCCs entre neurocirugiões e radiologista em um departamento de emergência.

Método

227 TCCs foram independentemente analizadas por 2 neurocirugiões (NC1 e NC2) e um radiologista(RAD). O índice de concordância nas análises foi estudada posteriormente.

Resultados

O valor de Kappa obtido entre os NC1 e NC 2 e entre estes e RAD foram quase perfeitos e substancial respectivamente. O maiores índices de concordância quando avaliadas anormalidades foram observados na identificação de tumores, hidrocefalia e hematomas intracranianos. O piores índices foram observados com relação a leucaraiose e redução volumétrica.

Conclusão

Para doenças apresentadas em um departamento emergência que demandam tratamento mais agressivo o índice de concordância na interpretação de TCCs entre RAD e NC foi satisfatório.

trauma craniano; tomografia; neurocirurgiões; radiologistas


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org