Acessibilidade / Reportar erro

Dor, depressão e distúrbios do sono em pacientes diabéticos e não diabéticos com síndrome do tumor do carpo: um ciclo vicioso

RESUMO

A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma condição que envolve compressão do nervo frequentemente determinando dor neuropática crônica. Procuramos avaliar a qualidade do sono e parâmetros correlatos em pacientes diabéticos e não-diabéticos com STC.

Método

Este estudo incluiu 366 pacientes com STC crônica. A qualidade de sono destes pacientes foi avaliada pelo Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) e a depressão foi avaliada usando Beck Depression Inventory (BDI). A gravidade da dor neuropática foi avaliada usando o questionário Douleur Neuropathique-4 (DN4) e a escala visual analógica (EVA).

Resultados

No grupo de pacientes não-diabéticos, o valor total do PSQI afetou BDI e VAS, enquanto no grupo de diabéticos a duração dos sintomas afetou VAS, BDI e níveis de glicemia de jejum.

Conclusão

Em pacientes diabéticos, depressão e cronificação da dor neuropática podem levar à deterioração da qualidade do sono. Assim, considerar todos estes parâmetros no tratamento pode quebrar este círculo vicioso.

síndrome do túnel do carpo; dor neuropática; qualidade do sono; depressão; diabetes tipo 2

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org