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Adaptação transcultural do instrumento SCATBI para avaliação cognitiva após traumatismo cranioencefálico

RESUMO

Objetivo

Realizar a adaptação transcultural do questionário “Scales of Cognitive Ability for Traumatic Brain Injury” (SCATBI) para avaliação das habilidades linguístico-cognitivas após traumatismo cranioencefálico (TCE).

Método

Após as fases de tradução e retrotradução do instrumento, uma equipe multidisciplinar julgou as versões obtidas quanto à manutenção do conceito original, compreensibilidade e clareza para a população brasileira. A versão final foi testada em 55 indivíduos saudáveis.

Resultados

Os indivíduos possuíam média de idade de 41,75 anos (18-81), escolaridade de 12,96 anos, e 69% eram mulheres. Escores mais altos no SCATBI foram positivamente correlacionados com a escolaridade (p < 0,001) e status sócio-econômico (p = 0,001), enquanto indivíduos mais velhos tiveram pior desempenho (p = 0,001). Na comparação dos gêneros houve diferença estatisticamente significativa apenas no domínio Organização (p = 0,02).

Conclusão

Por ser uma bateria cognitiva abrangente, que avalia indivíduos em extensa faixa de idade, a versão brasileira do SCATBI é um instrumento sensível para diagnóstico e acompanhamento das alterações cognitivas comumente prejudicadas após um TCE.

traumatismo craniocerebral; SCATBI; cognição; linguagem; reabilitação

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