Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade a curto prazo e fatores prognósticos de status epilepticus

Objetivos

Status epilepticus (SE) está associado com morbidade e mortalidade importantes. Diversos estudos avaliaram determinantes de prognóstico relacionados com SE, havendo controvérsias neste sentido. O objetivo deste estudo foi avaliar mortalidade no SE e seus fatores determinantes.

Método

Estudo prospectivo, em Ribeirão Preto, incluiu 105 pacientes, entre fevereiro e dezembro de 2000. Mortalidade foi definida como óbito no período de internação hospitalar.

Resultados

O índice de mortalidade foi de 36.2%, superior ao verificado em estudos prévios. Em análise univariada, mortalidade foi associada com idade, antecedente de epilepsia, presença de crises focais complexas, etiologia, recorrência e refratariedade do SE, presença de complicações clínicas e classificação focal do SE. Em análise multivariada, a ocorrência de complicações clínicas relacionou-se significativamente com prognóstico.

Conclusões

Em nossa amostra, a mortalidade foi mais elevada do que previamente descrito na literatura, não relacionada com idade, etiologia ou duração do SE, mas, em análise multivariada, com complicações médicas durante o tratamento.

status epilepticus; epilepsia; mortalidade; prognóstico


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org