Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre cefaleia e zumbido em acadêmicos de medicina

RESUMO

Antecedentes:

A cefaleia é uma queixa muito frequente e a prevalência em estudantes universitários vem sendo cada vez mais comum. Os zumbidos constituem percepções subjetivas de sons que acontecem na ausência de um sinal auditivo externo ou não. A correlação desses sintomas é importante para fins terapêuticos e prognóstico, pois descrever a temporalidade dos sintomas e conhecer o perfil epidemiológico dos estudantes sintomáticos pode contribuir com intervenções.

Objetivo:

Investigar a prevalência da relação da cefaleia e zumbido, descrever o perfil epidemiológico da população estudada e a ordem temporal do aparecimento desses dois sintomas.

Métodos:

Estudo de corte transversal, observacional e analítico representativo de um centro acadêmico. Foram coletados dados referentes ao perfil epidemiológico e clínico da cefaleia e zumbido entre acadêmicos de Medicina, por meio de um questionário online construído na ferramenta Google Forms.

Resultados:

Dos 234 participantes, 26,1% relataram a presença de zumbido e cefaleia. Os participantes com cefaleia apresentaram maior probabilidade de serem mulheres, da raça branca e ter entre 21-25 anos. Dentre as cefaleias sem unilateralidade, as localizadas à direita e as localizadas à esquerda, o zumbido predominou no tipo sem unilateralidade, entretanto sem significância estatística. Observou-se que 18,0% dos acadêmicos relataram o início do zumbido antes da cefaleia, 57,4% relataram o início da cefaleia antes do zumbido, e 24,6% início simultâneo.

Conclusões:

Foi demonstrada uma importante relação entre cefaleia e zumbido acerca da lateralidade e temporalidade. Assim, esses dados se encaixam na presunção de que a cefaleia e o zumbido possuem uma ligação fisiopatológica.

Palavras-chave:
Cefaleia; Zumbido; Estudantes de Medicina

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org