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Análise qualitativa do Teste do Desenho do Relógio por faixas de escolaridade e perfil cognitivo

O uso de uma escala qualitativa para o Teste do Desenho do Relógio (TDR) pode trazer informações adicionais sobre o perfil dos erros cometidos.

Objetivo:

Realizar a tradução e a adaptação da Análise Qualitativa de Erros de Rouleau Modificada para o português e analisar o padrão de erros por faixas de escolaridade e perfil cognitivo.

Método:

180 adultos (47-82 anos) completaram o TDR. Os participantes foram estratificados em faixas etárias, faixas de escolaridade e separados entre aqueles com e sem alterações cognitivas em testes de rastreio (Mini-Exame do Estado Mental, Fluência Verbal).

Resultados:

Não foram encontradas diferenças no perfil de erros no TDR entre as faixas de idade. Dentre os participantes com cognição preservada, aqueles com menor escolaridade apresentaram com maior frequência dificuldades gráficas, déficits conceituais e déficit espacial. Entre os participantes com alterações cognitivas, foram frequentes as dificuldades conceituais e espaciais.

Conclusão:

A análise qualitativa do TDR pode contribuir para identificar alterações cognitivas. A escolaridade deve ser levada em consideração durante sua análise.

Teste do Desenho do Relógio; rastreio cognitivo; demência; idosos; educação


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