Acessibilidade / Reportar erro

Critérios clínicos e ultrassonográficos para a indicação de derivação ventrículo peritoneal em neonatos portadores de mielomeningocele

Objetivo

Identificar os critérios clínicos e ultrassonográficos para a recomendação do implante de derivações ventrículo peritoneais (DVP) em neonatos portadores de mielomeningocele (MM).

Método

Estudo de coorte retrospectivo, com base no protocolo estabelecido para o implante de DVP em crianças com hidrocefalia associada a MM. Parâmetros utilizados para orientar a indicação de DVP incluíram a medida da circunferência craniana (CC), a avaliação das fontanelas e a medida da largura lateral do átrio ventricular (LAV), avaliado por ultrassonografia transcraniana.

Resultados

43 crianças foram incluídas na análise, dos quais 74% tinham hidrocefalia com recomendações para uso de DVP.

Conclusão

O aumento da CC e o abaulamento de fontanelas foram os principais critérios para a indicação de DVP. A DVP é necessária em crianças com aumento da CC (≥ 2 desvios padrões para a idade), fontanelas abauladas, ou LAV ≥ 15 mm após o fechamento cirúrgico da MM.

hidrocefalia; epidemiologia; anormalidades congenitas; mielomeningocele


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org